Aplicativos ajudam eleitores na hora de escolher candidatos
A tecnologia ajuda indecisos a descobrirem propostas, posicionamento político e prestação de contas
Abraão Ramos
Às vésperas do 1º turno, muitos eleitores ainda não sabem em quem votar, principalmente para deputados e senadores. Segundo uma pesquisa da Quaest, encomendada pela escola de formação política RenovaBR, 36% das pessoas deixam para fazer essa escolha na última semana antes do pleito ou até mais tarde.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Diante dessa indecisão, a tecnologia pode ser uma importante aliada. No aplicativo "Voto em quem?", por exemplo, o eleitor pode acompanhar o posicionamento de candidatos à reeleição na Câmara Federal e assim avaliar em qual quer votar.
Fundadora da plataforma, Maria Mello, explica que o site dá uma série de leis -- algumas já aprovadas e outras não -- para o usuário escolher se é a favor ou contra. Ao votar, a plataforma vai filtrando as alternativas até encontrar o político que mais representa a pessoa.
"Nós selecionamos as dez principais leis baseadas num banco de dados de mais de um milhão de votos que nós tivemos no aplicativo. Você vota e você descobre quem te representa.", exemplica.
O eleitor também pode contar com outras plataformas e aplicativos para saber mais sobre os candidatos, como propostas, checar a declaração de bens e monitorar a prestação de contas de cada um.