TSE verifica integridade dos sistemas eleitorais antes do pleito deste domingo
Também foi impresso o relatório "zerésima", que comprova que não existem votos pré-registrados
Larissa Arantes
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou neste sábado (1º.out) duas cerimônias que fazem parte das fases de inspeção dos sistemas que serão utilizados no pleito deste domingo (2.out). A primeira foi a Verificação dos Sistemas Eleitorais Instalados na Corte Eleitoral e a segunda foi a emissão do Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na prática, a análise da equipe do Tribunal mostrou que os sistemas que foram lacrados em 2 de setembro permanecem íntegros. Já a impressão da zerésima comprovou, em relação aos candidatos à Presidência da República, que não existe nenhum voto pré-registrado.
"São duas comprovações. A primeira é a de que o sistema é íntegro e autêntico, é exatamente o que foi lacrado, e a segunda comprovação é a de que não há votos no momento", explicou o secretário de Tecnologia do TSE, Júlio Valente.
No último dia 2 de setembro, ocorreu a Cerimônia de Assinatura e Lacração dos Sistemas Eleitorais na sede do TSE. Na ocasião, Valente havia explicado que os sistemas que foram lacrados estavam prontos para serem utilizados nas etapas seguintes: a de geração de mídias e de preparação das urnas. Neste sábado, portanto, foi feita a verificação destes sistemas.
Já a impressão da zerésima é a comprovação de que nenhuma das chapas que disputam o Palácio do Planalto possuem votos registrados antes do pleito deste domingo (2.out).
"Existem várias zerésimas no processo eleitoral. Existe a zerésima do sistema de totalização, ela é impressa de acordo com a circunscrição do cargo. Então, o TSE imprime a zerésima do sistema de totalização para as eleições federais. Os TRE's imprimem as zerésimas nas circunscrições estaduais. Mas, além das zerésimas de totalização, há também as zerésimas das urnas eletrônicas. Elas são impressas a partir das 7 horas da manhã de Brasília em todas as sessões eleitorais", detalhou Valente.