Comprova: áudio que simula briga entre Jair e Michelle Bolsonaro é falso
Informação foi verificada pelo Projeto Comprova, que reúne jornalistas de diversos veículos de imprensa
SBT Brasil
É falso o áudio que simula uma discussão entro presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle. O suposto desentendimento teria acontecido quando o casal saía do Palácio da Alvorada rumo ao desfile de 7 de Setembro, em Brasília.
A imagem, captada pela TV Brasil, mostra Bolsonaro conversando com uma pessoa que está dentro do carro. Na cena original, não é possível ouvir o diálogo.
O áudio, atribuído a Bolsonaro e publicado na internet, é cheio de palavrões. Porém, segundo especialistas consultados pelo projeto Comprova, a voz não é a do presidente. Trata-se, portanto, de uma montagem: a imagem verdadeira com uma fala inventada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O atual candidato do PT à presidência também foi vítima do mesmo truque de edição em parte de um discurso que fez 5 anos atrás. Em uma área ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), em São Bernardo do Campo, Lula disse "Aqui não tem vagabundo, aqui não tem traficante, aqui não tem bandido".
Mas, na edição, todas as negativas foram retiradas, o que resultou na seguinte fala distorcida: "Aqui tem vagabundo, aqui tem traficante, aqui tem bandido".
O Tribunal Superior Eleitoral determinou que as redes sociais retirassem o vídeo com o áudio manipulado. Vale sempre ressaltar que conteúdos falsos atrapalham o processo eleitoral e que, para fortalecer a Democracia, é essencial basear escolhas e opiniões em informações confiáveis.
Leia também: