Publicidade
Eleições

Conheça os presidenciáveis Vera Lúcia, Sofia Manzano, Eymael e Léo Péricles

Conforme pesquisa, Vera Lúcia tem 1% das intenções de voto, e os demais não pontuaram

Imagem da noticia Conheça os presidenciáveis Vera Lúcia, Sofia Manzano, Eymael e Léo Péricles
Da esq. para a dir., Vera Lúcia, Sofia Manzano, Eymael e Leo Péricles, em montagem (Reprodução)
• Atualizado em
Publicidade

Apesar de as intenções de voto para presidente da República, neste ano, estarem dividas principalmente entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), 12 pessoas participam da corrida presidencial. Entre elas, a cientista social Vera Lúcia, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), a doutora em história econômica Sofia Manzano, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o ex-deputado federal José Maria Eymael, do Democracia Cristã (DC), e o técnico de mecânica Léo Péricles, do Unidade Popular (UP).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Conforme a última pesquisa Datafolha, Vera Lúcia tem 1% das intenções de voto, e os demais não pontuaram. O SBT News entrevistou os quatro candidatos para entender suas propostas para um eventual governo. Confira o perfil de cada um e as entrevistas, a seguir:

Vera Lúcia (PSTU) 

Tem 54 anos e é natural de Inajá, cidade localizada no sertão de Pernambuco. Ainda criança, ela se mudou para Aracaju (SE). Antes de ingressar na política, a pernambucana trabalhou como garçonete e datilógrafa. Na sequência, passou a atuar em uma indústria de calçados, onde foi lançada no movimento sindical. Vera Lúcia é formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Nos últimos anos, a candidata vem se dedicando à formação de ativistas do movimento sindical. Ela propõe estatizar as 100 maiores empresas do Brasil.

Sofia Manzano (PCB)

Graduada em ciências econômicas pela PUC-SP e Doutora em história econômica pela Universidade de São Paulo (USP), ela natural da capital paulista e professora universitária. Deu início à militância política pelo partido em 1989. A partir de 2013, passou a integrar o movimento sindical de professores e, em 2014, disputou a vice-presidência pelo PCB. Conforme seu programa político neste ano, todas as medidas que forem tomadas devem levar em consideração os interesses dos trabalhadores em primeiro lugar. 

José Maria Eymael (DC)

Tem 82 anos e é natural de Porto Alegre. O candidato é advogado tributarista, professor, empresário e político desde a década de 1980. Ele disputa pela 6ª vez a Presidência da República, pelo Democracia Cristã (DC). Eymael se elegeu deputado federal constituinte em São Paulo pelo Partido Democrata Cristão (PDC) em 1986, e se reelegeu na eleição seguinte para a Câmara dos Deputados. Além das seis tentativas para chegar ao Palácio do Planalto, disputou também, sem sucesso, quatro vezes as eleições para a prefeitura de São Paulo. Defende que todo setor da área do funcionalismo público precisa ter plano de carreira. 

Léo Péricles (UP)

É natural de Belo Horizonte, tem 40 anos, e é técnico de mecânica. Em 2011, passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), e liderou ocupações urbanas e protestos de junho de 2013 em Belo Horizonte. Em 2020, se candidatou a vice-prefeito da capital mineira. Entre seus planos, estão mudanças na educação, saúde, moradia e saneamento. Ele também defende a taxação de grandes fortunas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade