Cerca de 75% dos brasileiros poderão votar usando cadastro biométrico
Dos mais de 5 mil municípios, 4.510 já estão aptos a identificar eleitores pelo sistema de digitais
Mais de 118 milhões de brasileiros poderão votar nas eleições de outubro por meio do cadastro biométrico. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número, que responde pelo sistema eletrônico de impressões digitais, corresponde a 75,52% do total de cidadãos aptos a votar no pleito deste ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Corte aponta que a principal vantagem da biometria é a segurança na identificação do eleitor, impedindo que uma pessoa vote no lugar da outra. O cadastramento biométrico de 100% do eleitorado, no entanto, deve ocorrer apenas em 2026, uma vez que a coleta de digitais foi suspensa devido à pandemia de covid-19.
Do total de 5.571 municípios do país, 4.510 já estão aptos a identificar eleitores pelo sistema de digitais, 243 ainda não iniciaram a coleta dos dados e 998 começaram, mas não concluíram o cadastramento dos eleitores. Estados como Sergipe, Paraíba e Alagoas, por exemplo, já cadastraram as digitais de 94% dos eleitores.
+ Campanhas aprovam regras do debate presidencial do pool do SBT
Na prática, os cerca de 38 milhões de brasileiros que ainda não registram as digitais na Justiça Eleitoral deverão votar pelo método tradicional, que envolve o trabalho dos mesários na conferência do documento de identificação oficial com foto e na preparação da urna para receber o voto.