Rio de Janeiro tem nove candidatos ao governo confirmados por partidos
Prazo para o registro das candidaturas vai até a próxima 2ª feira (15.ago)
SBT News
Com o fim das convenções, nove candidatos ao governo do Rio de Janeiro foram anunciados pelos partidos, mas como o prazo para o registro das candidaturas vai até a próxima 2ª feira (15.ago), o jogo político ainda pode mudar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Marcelo Freixo (PSB) apresentou o plano de governo nesta 2ª feira (8.ago) em um hotel da zona sul carioca. Como deputado estadual e federal, ele teve destaque no combate às milícias e na defesa dos direitos humanos. À frente de uma aliança de esquerda, Freixo tem o apoio do ex-presidente Lula.
O governador Cláudio Castro (PL) tenta continuar no cargo na eleição de outubro. Ele assumiu o governo em agosto de 2020, quando Wilson Witzel foi afastado no processo de impeachment por denúncias de corrupção. Nesta segunda, Castro viajou até Angra dos Reis, no sul do estado, para um encontro da coligação do PL com outros 13 partidos.
O sociólogo Rodrigo Neves é o candidato do PDT ao governo fluminense. Ex-prefeito de Niterói por dois mandatos, também foi vereador, deputado estadual e secretário no governo fluminense. Neves iniciou a semana se reunindo com candidatos dos quatro partidos que o apoiam.
O engenheiro Paulo Ganime (Novo) visitou o município de Resende. Ele está no primeiro mandato como deputado federal e foi líder do partido na Câmara dos Deputados em 2020.
O historiador e professor Cyro Garcia representa o PSTU. Também estão na disputa pelo governo do Rio de Janeiro o engenheiro e professor Eduardo Serra (PCB), o metalúrgico aposentado Luiz Eugênio Honorato (PCO), e a ativista social Juliete Pantoja (UP).
Todos os partidos ainda poderão fazer coligações até a próxima 2ª feira (15.ago), quando se encerra o prazo para o registro das candidaturas. Depois disso, começa a fase da campanha de rua, permitida pela Justiça Eleitoral.
Mesmo inelegível, o ex-governador Wilson Witzel surpreendeu ao anunciar sua candidatura no fim de julho, pelo Partido da Mulher Brasileira. Ele espera conseguir, na Justiça, o direito de disputar as eleições.
Leia também: