Publicidade
Eleições

Temer vai verificar com Baleia Rossi possibilidade de adiar convenção do MDB

Presidente do partido disse que data do evento está mantida em 27 de julho

Imagem da noticia Temer vai verificar com Baleia Rossi possibilidade de adiar convenção do MDB
Michel Temer (Beto Barata/PR)
• Atualizado em
Publicidade

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta 3ª feira (19.jul) que, atendendo pedido feito por parlamentares do MDB no encontro em seu escritório na última tarde, conversará com o presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP), e outros membros da Executiva Nacional da sigla para verificar a possibilidade de um adiamento da convenção nacional da legenda e de realização do evento em formato presencial. Por enquanto, a convenção está marcada para 27 de julho e em formato virtual.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A declaração de Temer foi dada em entrevista a jornalista após a reunião com os parlamentares. Segundo ele, os líderes do MDB que lhe visitaram foram conversar "preocupados com um entendimento interno do partido". "Entendimento que nós sempre mantivemos de alguma maneira e evidentemente vieram pleitear que eu ajudasse, digamos assim, na possibilidade de uma eventual prorrogação da data da convenção, que está ajustada para o dia 27, primeiro ponto. E o segundo, pretendem que se faça uma convenção presencial".

O ex-presidente vai sugerir a Baleia Rossi que realize uma reunião com o MDB. Ainda de acordo com Temer, o objetivo do grupo que o procurou de pedir o adiamento da convenção é passar a ter a chance de discutir a realização em formato presencial, porque assim "todos terão a palavra". Os senadores que participaram do encontro com Temer nesta 3ª feira representam parte dos 11 diretórios estaduais do MDB que pressionam por apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno das eleições presidenciais neste ano. Aos jornalistas, o ex-presidente emedebista falou, porém, que não vê "nenhuma oposição, digamos, radical à candidata Simone Tebet, pelo contrário". "Só palavras de elogio para a sua candidatura [à Presidência da República]. O que há, naturalmente, é uma preocupação política em relação ao que possa acontecer na eleição. Mas isso com o diálogo se resolve. E é o que eu vou propor", acrescentou.

Temer disse também que, por ser emedebista, votará na senadora Simone Tebet (MDB-MS) no pleito de 2022. Ela é a presidenciável do partido. Segundo o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, que esteve com o ex-presidente na reunião da última tarde, a ideia de fazer a convenção nacional da sigla de forma presencial não é para beneficiar a ala que declarou que apoiará Lula já no primeiro turno. "É a tradição do MDB. O MDB que é um dos mais tradicionais partidos do Brasil, ao longo da sua história, ao longo da sua vida, sempre teve nas suas convenções um marco político muito importante, portanto nós viemos ponderar aqui ao presidente Michel Temer de que ganhássemos tempo para poder buscar esse diálogo e, ao mesmo tempo, ponderar de que seria importante uma convenção presencial, aonde todas as correntes do partido poderiam se manifestar e ter um marco importante politicamente para o MDB", completou.

Conforme o senador, o desejo é adiar a convenção para 5 de agosto, último dia em que eventos do tipo são autorizados pela legislação. Também na entrevista, ele reforçou que caberá a Temer conversar com Baleia sobe a proposta. "De nossa parte, nós todos somos amigos do presidente Baleia Rossi, sempre tivemos uma boa relação com ele, mas estamos neste momento buscando poder ter tempo para construir uma solução que seja convergente com a realidade política do Brasil".

A ala do MDB que declarou apoio a Lula para o primeiro turno quer dialogar com restante da sigla para que esta seja, nas palavras de Eduardo Braga, uma convergência interna no partido, diante da realidade política que se põe no país".

Pelo Twitter, após as declarações de Temer e Eduardo Braga, Baleia pontuou: "MDB, PSDB e Cidadania, que atendem pelo nome de centro democrático, decidiram que sua convenções nacionais para homologar Simone Tebet como candidata à Presidência do Brasil serão no dia 27 de julho. Esta data está mantida".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade