Moro se filia ao União Brasil e deixa pré-candidatura para partido definir
Deputado do União chamou de "inequívoca demonstração" de grandeza a filiação
Guilherme Resck
O ex-juiz Sergio Moro se filiou ao União Brasil nesta 5ª feira (31.mar) e se colocou à disposição do partido para concorrer ao cargo que este definir. A informação foi confirmada pelo deputado Júnior Bozella (UNIÃO-SP), em entrevista coletiva concedida em São Paulo, e lança dúvidas sobre a manutenção da pré-candidatura de Moro a presidente da República.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Imagine a nossa chapa a deputado federal ter o Sergio Moro, que maravilha que seria. Imagina para São Paulo ter um senador da República como Sergio Moro, imagina o governo do estado de São Paulo amanhã poder ter o Sergio Moro discutindo essa possibilidade. Então eu acho que o Moro serve para qualquer quadro, para ser vice-presidente da República, para ser deputado federal, e ele não colocou condicionantes, ele se colocou como um soldado à disposição daquilo que o presidente [do União, Luciano] Bivar está perseguindo, que é unir o polo democrático", afirmou Bozella.
O deputado classificou a chegada do ex-juiz como um "passo bastante significativo" na busca por essa união. A ficha de filiação de Moro, acrescentou, já havia sido abonada pelo presidente do partido, Luciano Bivar, na 4ª feira (30.mar). Ainda de acordo com Bozella, a partir da reunião que o novo filiado teve com Bivar na 2ª feira (28.mar), Moro começou a desejar participar do debate sobre candidaturas que se opõe a Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) "numa forma bastante desprendida, como um soldado do partido".
+ Presidente do PSDB divulga carta confirmando candidatura de Doria
Falando sobre o motivo de Moro ter escolhido o União Brasil para se filiar, o parlamentar disse que a sigla ficará com uma bancada "bastante significativa" na Câmara após o fim da janela partidária e, no próximo ano, a segunda ou terceira maior da Casa, e "então obviamente que as grandes forças políticas do país tem interesse de participar de um projeto dessa magnitude".
Bozella chamou de "inequívoca demonstração" de grandeza a entrada do ex-juiz ao União, "porque ele vem para um partido para construir o seu caminho, aquilo que o partido determinar, independentemente de ser candidato a presidente da República ou não". Ele revelou, porém, que como a sigla apoiará a chapa de Rodrigo Garcia (PSDB) para governador de São Paulo, e consequentemente, José Luiz Datena para o Senado, Moro não será lançado como candidato a senador. O novo filiado assinou a ficha no diretório paulista.
Veja também:
+ "Muitos vão ceder, mas não serei eu", diz Ciro sobre corrida presidencial
+ Braga Netto deixa Casa Civil e assume assessoria na Presidência
+ Moro se filiará ao União Brasil e pode desistir de candidatura a presidente