Cidadania decide, em votação, formar federação com o PSDB
Diretório Nacional do Cidadania decidiu, em votação, neste sábado (18.fev), se unir ao partido tucano
SBT News
O Diretório Nacional do Cidadania decidiu, em votação, neste sábado (18.fev), se unir ao partido tucado para o pleito em outubro de 2022. Assim, Cidadania e PSDB devem fechar acordo e seguir para as eleições com a formação de federação entre os dois partidos, como foi antecipado pelo SBT News. Agora, é preciso só a sigla tucana formalizar.
O apoio ao nome que vai concorrer ao Palácio do Planalto veio sendo costurado pelos presidentes dos dois partidos Roberto Freire (Cidadania) e Bruno Araújo (PMDB), no entanto, ainda é um dos pontos em discussão. João Doria, atual governador do estado de São Paulo, é o pré-candidato a presidência do PMDB e o Cidadania apoia o senador Alessandro Vieira para a cadeira no Planalto.
As outras duas alternativas do Cidadania eram se unir ao PDT, cujo pré-candidato é Ciro Gomes, ou ao Podemos, que aposta no ex-juiz Sergio Moro ao Planalto. No primeiro turno da votação interna do Cidadania neste sábado (19.fev), a tese da aliança com o Podemos foi derrotada. No segundo, PSDB recebeu 56 votos contra 47 da união com o PDT. Houve 7 abstenções.
As conversas e tentativas de integração da federação do PSDB continuam com o MDB e o União Brasil.
A lei sobre federações permite a união de dois ou mais partidos como se fossem uma sigla única e as legendas têm até 31 de maio para formalizar a união. As federações partidárias precisam se manter unidas por pelo menos quatro anos.
Saiba mais: