Rio Grande do Sul: Caixa libera Saque Calamidade do FGTS para mais seis cidades
Trabalhadores de regiões em situação de calamidade por conta das chuvas podem sacar até R$ 6.220 por conta
A Caixa Econômica Federal autorizou que trabalhadores residentes em mais seis municípios gaúchos solicitem saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. Desde sexta-feira (10), o banco nacional vem disponibilizando a modalidade Saque Calamidade a cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas chuvas.
+ Rio Grande do Sul tem mais de 2,12 milhões de afetados pelas chuvas
Nesta nova lista de cidades beneficiadas, pessoas em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires têm até 3 de agosto para realizar as retiradas; até 6 de agosto, Arroio do Meio, Harmonia, Lajeado e São Leopoldo. Trabalhadores de São Leopoldo e Venâncio Aires, que ainda têm saques ativos até 21 de maio e 4 de junho referentes a enchentes ocorridas no fim de 2023, tiveram novo pagamento habilitado.
Essas seis cidades se somam a outras 22 que tiveram reconhecimento emergencial de calamidade pela Caixa recentemente e outras 14 que estavam listadas devido a tragédias anteriores. Confira as 42 cidades com saques liberados do FGTS:
Demais localidades e Saque Calamidade
A retirada de recursos do FGTS pode ser realizada por qualquer contribuinte residente nas áreas indicadas pela Defesa Civil e reconhecidas por portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
O município deve apresentar à Caixa a lista com os endereços das áreas afetadas pelo desastre climático, para habilitação ao saque pelos trabalhadores que tiveram moradias atingidas.
+ Saque Calamidade: benefício é liberado para moradores de dez municípios do Rio Grande do Sul
No começo do mês, foi publicado um decreto que declarou estado de calamidade no território do Rio Grande do Sul. A partir dessa publicação, os municípios já podem solicitar o reconhecimento ordinário ao MIDR e, posteriormente, se habilitar ao Saque Calamidade junto ao banco.
Saques: trabalhadores que possuam saldo do FGTS podem retirar até R$ 6.220 por conta. As solicitações podem ser realizadas via aplicativo oficial, indicando conta bancária em que deseja receber o recurso.