Promoções de começo de ano aumentam fluxo em shoppings e lojas de rua
Movimento também refletiu no ticket médio nominal, que apresentou alta geral de 3%
O fluxo de visitação em lojas físicas aumentou no início de 2024. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a movimentação teve alta de 8% em comércios de rua durante o mês de janeiro, quando comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto o fluxo em shoppings cresceu 3%.
+ Bancos liberam primeiro lote de pagamento do PIS/Pasep
Com o fluxo em alta, as vendas foram impactadas, principalmente nos estabelecimentos situados na rua, que tiveram 6% a mais na quantidade de cupons emitidos. O movimento também refletiu no ticket médio nominal, que apresentou alta geral de 3%, com crescimento tanto em lojas de rua (4,5%) quanto nos comércios de shopping (0,2%).
Mais uma vez, o setor de "Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos" se destacou positivamente, registrando crescimento de 24%, e manteve a tendência observada no ano passado. Em seguida está o setor de artigos de uso pessoal e doméstico, que contabilizou alta de 20% no fluxo de visitas.
De acordo com a pesquisa, o resultado foi influenciado, sobretudo, pelas promoções de início de ano, que costumam atrair um número maior de consumidores. "As tradicionais promoções foram assertivas e chamaram a atenção de um público disposto a comprar, visto que o faturamento também apresentou um bom índice", diz o relatório.