Pivotando: Não tem idade para começar a empreender, defende Claudio Dias
O co-fundador e CEO da Magis5 conversou com João Kepler no 32º episódio do videocast do SBT News; assista!
SBT News
Officeboy, vendedor, coletor de algodão, sócio de uma das primeiras lojas de microcomputadores do Brasil e, então, aos 50 anos, empreendedor do ramo digital. Se tem um termo que sintetiza a trajetória de Claudio Dias é 'pivotar'. "Não tem idade [para empreender]. Eu acho que a maior parte dos empreendedores, muitos empreendedores começam a empreender por necessidade, não é nem uma escolha, especialmente, no segmento onde a gente atua, o e-commerce, isso é muito comum", observou o co-fundador e CEO da Magis5, em conversa com João Kepler, no 32º episódio do Pivotando.
"O meu maior desafio em ter uma startup aos 50 anos é entender que eu tenho que reaprender. E aí, quando você fala em 'pivotar', vem disso também. Imagina que eu fui construído, moldado, dentro de um modelo tradicional, onde vender era pegar o telefone ou bater na porta", ponderou o empresário. "Então, tem que estar claro que o modelo que você viveu nos últimos 30 anos não funciona. A questão é: dá sim para empreender em qualquer idade, mas você tem que estar pronto para poder fazer essas mudanças radicais de pensamento, se não, você vai ficar preso àquele modelo de 96".
Claudio Dias lembrou que a jornada de todo empreendedor é forjada a partir de erros e acertos, e que cada um deles deixa um aprendizado, e destacou a importância do empresário saber identificar e assumir a responsabilidade por suas falhas. "Você vai errar, você vai quebrar, eu já quebrei. Só que uma coisa, e acho que o maior aprendizado que eu tenho é o seguinte: não existe pessoa bem-sucedida que culpa os outros", disse o convidado. "O responsável pela sua vida é você... autorresponsabilidade. Agora, tem tempo. O sucesso veio rápido depois de 10 anos né, depois de 20 anos".
+ Pivotando: "Eu ressignifiquei o fracasso como um aprendizado", pondera David Noronha
Co-fundador de uma plataforma de automação e gestão de marketplaces - sites de comércio eletrônico, como Mercado Livre, Shopee e Shein -, Claudio Dias também comentou sobre o crescimento do consumo pela internet, principalmente, durante e após a pandemia. Para o convidado, as vendas online tendem a ganhar cada vez mais espaço nas receitas das empresas, e é essencial que os empreendedores comecem, o quanto antes, a pensar em estratégias de marketing digital. "A dica principal é se você não está no mundo online, fique preocupado. Agora, tem 'n' caminhos para fazer isso. Então, a dica mais importante é não deixe de ter presença online com seu comércio", afirmou Claudio Dias. "Se você não está aqui [no celular], você não vai ter mais negócio daqui para frente", completou o apresentador João Kepler.
Claudio Dias explicou ainda que, para micro e pequenos empresários, os marketplaces funcionam como "facilitadores", proporcionando maior alcance e visibilidade para os produtos, com baixo investimento inicial. "Definitivamente, no marketplace, ou no ifood, ou qualquer outra coisa, você pode fazer o seguinte: vender para criar uma estratégia a partir daí. O cliente vai vir [pela plataforma], você vai fazer uma boa embalagem, você vai mandar um comunicado para ele comprar no site, aí o seu desafio é fidelizar aquele cliente. Então, tudo isso está ligado a uma estratégia de negócio", aconselhou o convidado.
+ Pivotando: "O dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas", alerta Samuel Pereira
O empresário deixou, por fim, uma dica para quem quer começar a empreender - principalmente, depois dos 50. "Primeiro, estudar as oportunidades. Submeter, porque se a sua ideia não sobreviver a um debate, não é boa. E estudar muito. Estudar, entender, ter humildade para reaprender", concluiu.
Assista ao bate-papo completo com o co-fundador e CEO da Magis5, Claudio Dias, no 32º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.