Publicidade
Economia

Pivotando: "Desistir nunca foi opção", afirma Veronica Oliveira, brasileira que pivotou nos EUA

Fundadora e CEO da marca 'Tapioca da Baiana' e do restaurante 'Br Takeout' conversou com João Kepler no 52º episódio do videocast do SBT News; assista!

Imagem da noticia Pivotando: "Desistir nunca foi opção", afirma Veronica Oliveira, brasileira que pivotou nos EUA
• Atualizado em
Publicidade

"Eu sempre sonhei em ser muito grande. Eu sempre falo que, mesmo quando eu era pequena, ou mesmo quando eu ainda não tinha, eu já me enxergava lá na frente", lembrou Veronica Oliveira, em conversa com João Kepler, no 52º episódio do Pivotando.

+ Pivotando: "Quando você entrega o seu melhor, oportunidades começam a aparecer", conclui Lucio Santana

Fundadora e CEO da marca 'Tapioca da Baiana' e do restaurante 'Br Takeout', a empresária brasileira transformou o "sonho americano" em dois negócios milionários nos Estados Unidos. "O que depender da Veronica vai ser feito; o que tiver que ser feito pela Veronica, ela vai fazer, ela não vai esperar; agora o que não estiver ao meu alcance, eu vou buscar", acrescentou.

Veronica Oliveira: "Chega um momento que você começa a empreender, lá nesse início, que você tem duas opções: ou você desiste, ou você decide ir atrás de conhecimento, aprender e melhorar. E desistir não é uma opção para a Veronica. Nunca foi"

Ao longo da conversa, a empresária baiana contou como fez da frustração com a carreira na enfermagem uma motivação para recomeçar em outro país. Em solo americano, ela trabalhou como faxineira e até montou sua própria empresa de serviços de limpeza, mas foi a saudade do Brasil, somada à sua visão empreendedora, que de fato a fez mudar de vida.

+ Pivotando: de faxineira a empresária do ramo imobiliário nos EUA, conheça Romanny Santana

"Quando eu cheguei, não tinha tapioca nos Estados Unidos. Não tinha nenhuma, nem cuscuz. E uma nordestina sem cuscuz e sem tapioca é difícil viver. Então, eu pensei 'vou fazer a minha própria tapioca', e comecei fazendo para mim. Mas, sempre que os amigos experimentavam, eles falavam 'nossa, isso aqui é muito bom!', e eu pensava 'quando eu voltar para o Brasil, eu vou abrir algo na área da tapioca, vou abrir uma tapiocaria'. Só que não foi o que aconteceu", lembra a convidada sobre a inspiração para suas duas empresas que disseminam a culinária e a cultura brasileira no país.

Hoje, Veronica também se dedica a compartilhar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos em eventos, palestras e no seu livro 'Não basta empreender, tem que entender de pessoas', no qual narra sua trajetória como imigrante e também seus aprendizados como empresária.

Veronica Oliveira: "Um negócio, para você crescer, você precisa das pessoas. Não tem como você crescer você sozinho. Porque, quando eu olho para a Verônica na cozinha dela, fazendo tapioca sozinha, eu estaria no mesmo lugar".

"Logo no início que eu comecei a liderar, eu comecei a ter muitos problemas, muitos desafios. E eu comecei a pensar: o que as empresas fazem? As empresas que dão certo, o que elas fazem? Então, eu comecei a olhar mais para dentro da Verônica. O que a Verônica precisava melhorar, o que ela precisava aprender para inspirar os seus colaboradores e de fato ter contratações assertivas? E eu vi que, muitas vezes, era a minha fala ou a minha forma de agir que não estava correta. Então, eu fui entender primeiro da Verônica para depois entender das pessoas. O que me inspirou de fato foi a Verônica, em querer melhorar e crescer", observou a convidada.

+ Pivotando: "O empreendedorismo mudou a minha vida", diz Flávio Augusto da Silva

Além de sua história, a empresária compartilhou algumas dicas e inspirações para quem precisa pivotar o seu negócio e sua vida. "A minha maior dica é conheça você, conheça seus pontos fortes, conheça realmente a sua identidade. Quando você descobrir o potencial que há dentro de você, ninguém mais te segura. Quando você se conhece, você vai ser um líder bem-sucedido, você vai ter negócios bem-sucedidos, porque você vai saber quem realmente você é e o quão forte você é", ela aconselhou.

Veronica Oliveira: "O maior responsável pelo nosso sucesso somos nós mesmos, porque nós podemos ter tudo... você pode ter dinheiro, você pode ter conhecimento, mas se você não entrar em ação, você não vai alcançar o sucesso. Então, nós somos os maiores responsáveis pelo nosso sucesso".

Assista ao bate-papo completo com Veronica Oliveira no 52º episódio do Pivotando:

O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade