Pivotando: de faxineira a empresária do ramo imobiliário nos EUA, conheça Romanny Santana
A sócia-fundadora e CEO da Home4U conversou com João Kepler no 50º episódio do videocast do SBT News; assista!
"Pivotar é quando você dá aquele pulo do gato. Às vezes, não é a situação mais favorável, mas ainda assim, você acredita e pega uma coisa, que ainda não está totalmente pronta, e pivota, e muda", concluiu a sócia-fundadora e CEO da Home4U, Romanny Santana, em conversa com João Kepler, no 50º episódio do Pivotando. Questionada pelo apresentador sobre qual foi sua maior pivotada, a convidada foi precisa: "minha mudança para os Estados Unidos".
"Meu sonho era conhecer a Disney, era só isso que eu queria", observou a empresária que, aos 18 anos, durante uma viagem de férias a Orlando, decidiu deixar um bom emprego e a família no Brasil e recomeçar a vida em solo norte-americano. "No meu plano perfeito, eu iria lá, visitaria a Disney e voltaria para cá. Então, eu conheci a Disney, e daí a mente se expandiu... e uma mente que se expande nunca mais volta ao tamanho original. Então, antes dos 10 dias, eu já sabia que eu queria ficar, eu só não sabia que iria ficar 15 anos".
Romanny relembrou os desafios e os aprendizados de sua vida como imigrante e sua trajetória como empreendedora nos EUA, do começo como faxineira à criação de uma empresa de limpeza até sua entrada no ramo imobiliário. "Nesse meio tempo, eu casei, tive meus filhos, já tinha muito tempo de empresa, estava tudo estruturado, e eu vi a necessidade de comprar a minha casa. E aí me falaram que eu não podia. Como renda eu até qualificava, mas eu não tinha o score, não tinha o histórico, crédito. [...] E eu vi que igual a mim tinham vários imigrantes que também queriam comprar um imóvel e não conseguiam", contou a convidada que, então, passou a atuar como corretora de imóveis.
Romanny Santana: "Toda vez que você acha um problema, você também acha uma grande oportunidade"
O propósito de ajudar mais imigrantes como ela a conquistarem sua casa própria nos Estados Unidos levou Romanny a pivotar, mais uma vez, e dar início a seu mais recente empreendimento: a Home4U. "Mesmo estudando muito sobre o mercado imobiliário, me especializando, estudando a parte de programas de financiamento, ainda tinha uma parcela da população que não se qualificava. E eu ficava ali, 'tem que ter alguma coisa para essas pessoas', e não tinha nada que o mercado pudesse oferecer para elas. [...] Então, eu vi essas duas oportunidades: por que não juntar o investidor com aquela pessoa que não se qualifica de uma forma tradicional, mas que tem o dinheiro para dar entrada?", explicou.
Ao longo do bate-papo, a convidada deixou ainda dicas e ensinamentos tanto para quem sonha em recomeçar nos EUA e quanto para quem quer ter o próprio negócio. "Não desista. O sonho que você tiver, continue, siga em frente, arregace as mangas, o trabalho devolve. Se você tiver foco, disciplina, principalmente, porque, às vezes, a pessoa quer um grande resultado, mas não quer pagar o preço, e não tem como", aconselhou a empresária.
Romanny Santana: "Não adianta pedir a chuva e não querer a lama. Então, enfrente os seus desafios, encare com coragem, com persistência, que você vai chegar lá".
Assista ao bate-papo completo com Romanny Santana no 50º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.