"Desista de desistir": conheça a trajetória de Ricardo Bellino, ex-sócio de Donald Trump e John Casablancas
O empresário, escritor e palestrante conversou com João Kepler no 47º episódio do videocast do SBT News; assista!
"Fala-se muito de empreendedorismo serial. Não, eu me reconheço um 'empreendedor samurai'", observou o empresário, escritor e palestrante Ricardo Bellino. Autor de mais de 15 livros, incluindo os best-sellers '3 Minutos para o Sucesso', 'Midas e Sadim', 'Escola da Vida' e 'Sopa de Pedra', o "Mentor que vale mais de R$ 100 mil" foi o convidado de João Kepler no 47º episódio do Pivotando.
Ricardo Bellino: "Ser um empreendedor samurai é ter a capacidade, o equilíbrio e o discernimento de saber lidar com todos esses sentimentos contraditórios".
"Eu reconheço que o meu maior inimigo sou eu, e eu tenho que estar atento a mim todo o tempo, porque as pivotadas que eu tenho que fazer dependem de como eu gerencio o meu alter ego, como eu gerencio essas questões internas, para que eu não me sabote, porque as pessoas se sabotam o tempo todo", argumentou o convidado.
Reconhecido por ser essencialmente um "dealmaker" - termo em inglês para "fechador de negócios", que inclusive dá nome ao seu último livro -, Bellino coleciona feitos no mercado nacional e internacional. Em 1988, se tornou sócio do lendário empresário John Casablancas e iniciou no Brasil as operações da agência Elite Models, responsável por revelar e lançar supermodelos, como Gisele Bündchen. Já em 1994, introduziu no país a campanha contra o câncer de mama, criada pelo estilista Rauph Lauren, nos Estados Unidos, e eternizada pela estampa de círculos azuis em camisetas.
Em 2003, outro marco: após os famosos "três minutos" de conversa, narrados em um de seus livros, fechou negócio com o empresário e ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na minha escola da vida, o meu grande aprendizado é o imprevisível. Eu estou sempre preparado para o imprevisível. Eu não decorei um pitch de 3 minutos... eu não sabia que iria ter só 3 minutos, ninguém me avisou", lembrou o empresário sobre o encontro com o norte-americano, na emblemática Trump Tower, em Nova York. "Quando eu entrei na sala dele, e eu estava de pé no meio da sala e nem fui convidado a sentar, e ele decretou a minha sentença de morte dizendo: 'You have three minutes' ['Você tem três minutos']. Não tem pitch no mundo que você possa pensar, estruturar, que vá funcionar em uma coisa dessas".
Ricardo Bellino: "Eu estou sempre preparado para o imprevisível. Eu corro o risco de dar certo na adversidade".
Vestido com um uniforme da multinacional do setor de logística DHL, seu primeiro emprego nos EUA, o convidado contou ainda sobre seus dois últimos deals: o seu IPO pessoal, ou seja, a transformação de seu nome em uma marca e, consequentemente, a oferta dela na bolsa de valores; e o mais recente, a inauguração da Time Magazine no Brasil.
"Nesses 39 anos, eu tirei e coloque essa jaqueta [da DHL] no armário, então, ela nunca teve cheiro de naftalina. Ela foi o passaporte para eu alcançar o meu primeiro grande sonho, e eu fiz questão de vestir essa jaqueta, semana passada, em Nova York, na Times Square, para fazer um anúncio importante: o lançamento da minha Dealmaker Academy, a academia dos fechadores de negócio, que consolida essa minha trajetória. E a consolidação dessa trajetória vem coroada pelo meu último negócio, meu último deal, que foi um acordo com a centenária Time", relatou Bellino. "A revista Time, que esse ano celebra 101 anos, nunca teve uma iniciativa fora dos Estados Unidos, nunca. E eu consegui demovê-los, convencê-los, trazê-los para a perspectiva de que o Brasil seria o primeiro grande mercado que mereceria a atenção deles e assinei esse contrato".
Ao longo do bate-papo, o empresário também relembrou momentos marcantes de sua trajetória empresarial e deixou dicas e inspirações para profissionais e empreendedores. "Como é que você lida com a sua frustração? Acho que essa é a grande pergunta hoje. Porque é como você lida com a sua frustração que você vai lidar com as oportunidades, e vai transformá-las em sucesso ou em dor. Porque se você não lidar bem, você vai ficar mais frustrado, e ninguém tem culpa, você não pode culpar ninguém", alertou.
Ricardo Bellino: "Desista de desistir".
Assista ao bate-papo completo com o empresário, escritor e palestrante Ricardo Bellino, no 47º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.