Pivotando: "A situação que você vive hoje não define quem você é", pondera Bruno Avelar
O empresário, palestrante e criador de "O Poder do Network" conversou com João Kepler no 11º episódio do videocast do SBT News; assista!

SBT News
"Rótulo foi feito para produto, não foi feito para pessoas. E as pessoas aceitam muito os rótulos". Na trajetória de Bruno Avelar, uma característica foi definitiva para transformar o jovem maquiador de Santa Luzia, Minas Gerais, no empresário e fundador do maior evento de network do mundo: ser inconformado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A busca pelo sucesso transformou Bruno em um "cidadão do mundo" e, após anos vivendo como imigrante na Europa e, depois, nos Estados Unidos, a determinação o transformou em um empreendedor sem fronteiras. Em conversa com João Kepler, no 11º episódio do Pivotando, ele lembrou de seu começo como maquiador, aos 15 anos, e a motivação que o levou a deixar o Brasil, aos 18: "Eu nunca aceitei. Eu sempre entendi o seguinte: cara, eu estou aqui, mas eu não pertenço a esse lugar".
"A primeira coisa é você entender que a situação atual, que você vive hoje, não define quem você é", destacou Bruno Avelar.
"'Ah, mas eu sou só um frentista de posto'... eu falei, não, cara, você está frentista, porque você tomou algumas decisões que te levaram a ser frentista. Agora, a pergunta que eu te faço é 'o que você quer ser?'. E o que você está fazendo? Você está o que precisa ser feito para chegar lá? [E o que precisa ser feito?] Empreender! Aprender, buscar conhecimento, se cercar de pessoas melhores", argumenta o convidado.
Ao longo do bate-papo, o empresário contou sobre os desafios de empreender fora do Brasil, e lembrou como essa experiência serviu tanto como inspiração para suas primeiras mentorias quanto para o seu livro 'A verdade que ninguém te contou sobre ser um imigrante'.
"O Poder no Network, para mim, é uma forma de resgatar a esperança das pessoas que estão lá fora. A vida do imigrante não é fácil - como a vida de todos nós né. Mas, a vida do imigrante é um pouco mais difícil por conta da solidão", enfatizou Avelar.
Bruno Avelar falou ainda sobre concepção do "O Poder do Network", evento idealizado por ele, que já é considerado o maior do segmento no mundo. "Foi uma forma de levar, em pílulas de sabedoria, em um único dia, em 18 horas de imersão, um pouco de tudo que a gente tem de bom: o João Kepler vai lá e fala da startup, da nova economia, da expansão da consciência; o [Tiago] Brunet vai lá e fala de espiritualidade; o Paulo Vieira vai lá e fala de inteligência emocional; o [Thiago] Nigro vem e fala de finanças; o Davi Braga vem e leva empreendedorismo; o [Marcos] Malaquias vai lá e joga a turma para cima e fala de vendas; e aí cada um agrega um pouquinho. Não tem como você sair de um evento de 18 horas, com todos esses nomes, da mesma forma que você entrou", ele concluiu.
O empresário explicou, por fim, o significado do verdadeiro exercício do network e a importância do relacionamento na jornada do empreendedor: "Network é servir, network é doar. Porque network é rede de trabalho; networking é relacionamento. (...) O Flávio Augusto, que esteve aqui contigo, fala muito sobre vendas, e diz que vendas é o principal departamento de uma empresa. E eu concordo com ele 100%. Entretanto, pessoas vem antes de vendas, porque se você não cuidar de pessoas, você não tem venda. Se você não ensinar para a pessoa, você não tem venda. Se você não treinar a pessoa, você não tem venda. Se você não capacitar pessoas, você não tem vendas. Então, é sobre pessoas, é sobre cuidar, é sobre servir, é sobre doar... é sobre o outro, não é sobre mim. Isso é o verdadeiro networking. Ser interessante, sem ser interesseiro".
Assista ao bate-papo completo com o empresário, palestrante e criador de "O Poder do Network", Bruno Avelar, no 11º episódio do 'Pivotando':
O videocast 'Pivotando', com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.
Confira todos os episódios do Pivotando: