Pivotando: "Quando você entrega o seu melhor, oportunidades começam a aparecer", conclui Lucio Santana
CVO do Grupo Royal Mortgage e vice-presidente da LIDE Orlando conversou com João Kepler no 20º episódio do videocast do SBT News; assista!
"Hoje, se for preciso crescer errando... eu tenho que errar. Eu não posso deixar de fazer. Eu não posso deixar de arriscar", afirmou o empresário e investidor anjo, Lucio Santana. Uma visão audaciosa que serviu como combustível e guia para ele, então com 19 anos, buscar o famoso "sonho americano", com menos de 2 mil dólares no bolso. Mas, foi um pensamento quase contraditório que transformou o jovem imigrante em um empresário influente nos Estados Unidos: "Eu só tinha uma opção, dar certo e ponto".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em conversa com João Kepler, no 20º episódio do Pivotando, o CVO do Grupo Royal Mortgage e vice-presidente da LIDE Orlando lembrou seus principais desafios e aprendizados como imigrante em solo norte-americano.
"Uma das coisas que meu pai me ensinou muito bem foi fazer mais do que o demandado: 'Lucio, faz mais, entrega o seu melhor, tenta sempre se destacar independentemente de onde você esteja'. É o que você gosta? Não, mas faz com paixão, seja generoso naquele momento. E foi o que eu fiz. Eu comecei a ficar à disposição para ajudar as pessoas, mesmo sem receber. Depois, eu comecei a limpar cinema, depois fui para construção, eu entregava jornal", contou o convidado.
Para Lucio Santana, um de seus diferenciais foi ter uma mentalidade empreendedora antes mesmo de começar o seu próprio negócio. "Ações que você pode ter no seu trabalho, mesmo você não enxergando possibilidade de se tornar um empreendedor, mas seja um empreendedor dentro da empresa onde você trabalha agora".
"Quando você entrega o seu melhor, oportunidades começam a aparecer", destacou Lucio Santana.
Ao longo do bate-papo, o empresário comentou ainda sobre o processo de autoconhecimento que resultou em seu primeiro livro, "Autogestação". Na obra, Lucio Santana relata não apenas a sua jornada como empreendedor dos EUA, mas também traz ensina sobre descobrir o próprio prósito na vida pessoal e nos negócios.
"Eu vejo que, hoje, o maior investimento que eu fiz na minha vida foi me conhecer... e dá para fazer isso sem dinheiro. O meu maior investimento foi aprender a fazer perguntas para mim mesmo. E não é só fazer a pergunta, é responder com verdade. Porque, se você parar para pensar, você faz a pergunta, e você manipula a resposta, fugindo, porque você sabe da resposta real", concluiu o empresário.
Assista ao bate-papo completo com empresário e investidor anjo Lucio Santana, no 20º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.