Pivotando: conheça Victor Hespanha, primeiro brasileiro civil a ir ao espaço
O astronauta comercial e embaixador da SERA na América Latina conversou com João Kepler no 53º episódio do videocast do SBT News; assista!
"A vista, cara, é uma coisa que mexe. Você ver isso de cima... existe até algo espiritual que fala assim: você está muito limitado", afirmou Victor Hespanha sobre sua visão da Terra a bordo da nave New Shepard, da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. O engenheiro de produção, que se tornou o segundo brasileiro a viajar para o espaço, sendo o primeiro civil, foi o convidado de João Kepler no 53º episódio do Pivotando.
+ Victor Hespanha se tornou o 2º brasileiro a viajar ao espaço
A grande pivotada de Victor, que virou manchete no Brasil e no mundo, começou com um golpe de sorte: o mineiro investiu em um criptoativo e teve sua NFT sorteada pela SERA, a Agência de Pesquisa e Exploração Espacial, ligada à Blue Origin. Assim, em junho de 2022, o brasileiro ocupou um dos seis assentos da missão NS-21, que realizou um voo suborbital, tornando-se o primeiro turista espacial do país.
"A gente acha que isso é infinito, e a gente está em uma bolha aqui na Terra. Quando você chega lá em cima e você vê a curvatura da Terra - viu, gente, não é plana - você fala 'cara, isso é muito grande'", observou o convidado. "A gente está brigando por picuinha aqui na Terra, uns contra os outros, a gente não consegue colaborar parece, o que acontece com a gente? Enquanto existe um universo literal de possibilidades para a gente explorar".
+ Pivotando: "Desistir nunca foi opção", afirma Veronica Oliveira, brasileira que pivotou nos EUA
O engenheiro lembrou ainda do momento mais emocionante para ele em toda a missão: a mensagem de "boa-viagem" de Charles Duke, um dos astronautas da missão Apollo 16 à Lua. "Ele entrou no rádio, de surpresa para a gente, e falou assim: gente, 53 anos depois daquela missão emblemática, que todo mundo conheceu, me aposentei dessa função de capcom - depois ele virou astronauta -, eu estou aqui para mandar uma mensagem para vocês, para que vocês tenham uma boa viagem. E aí eu desabei na hora. 'Eu não acredito que eu estou vivendo isso! O mesmo cara que conversou com o Armstrong?'", contou.
Victor Hespanha: "[Sou] o mesmo Victor de antes, porém, com a certeza de que o impossível ele é só impossível até acontecer. Depois, é possível. Hoje, eu olho para tudo e falo: se eu tiver um plano, as conexões e o recurso, eu chego. Muitas vezes, a nossa mentalidade nos limita".
Ao longo do bate-papo, o convidado compartilhou detalhes sobre a viagem, da preparação ao dia do lançamento, e falou sobre os aprendizados desta experiência e o impacto dela em sua trajetória. Hoje, embaixador da SERA na América Latina, Victor se dedica a desenvolver novos projetos ligados ao mercado aeroespacial.
+ Pivotando: "Não tem linha de chegada, ganha quem joga por mais tempo", defende Guto Galamba
"Eu tive muito pé no chão e busquei essa máxima de humildade, e humildade inclusive de construir as minhas próprias coisas, porque, até então, eu era só uma pessoa que estava todo mundo olhando como 'o cara que foi para o espaço'. Então, a partir daquele momento eu comecei a estudar mais sobre o mercado, o mercado aeroespacial, para entender aonde eu estava inserido, porque eu tinha uma credencial muito forte nessa área. Quando eu voltei, eu falei esse mercado não é só promissor, mas agora eu entendo sobre o mercado e eu tenho uma credencial que me abre portas no mundo inteiro", explicou.
Victor Hespanha: "A ciência está muito separada do empreendedorismo ainda. Então, o nosso trabalho é decifrar um pouco desses dois lados e conectar essas duas pontas".
Assista ao bate-papo completo com Victor Hespanha no 53º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.