Publicidade
Polícia

PF combate conflito indígena em reserva do RS e cumpre 22 mandados de busca

Operação aconteceu em uma reserva indígena no norte do Rio Grande do Sul

Imagem da noticia PF combate conflito indígena em reserva do RS e cumpre 22 mandados de busca
Agente da Polícia Federal em reserva indígena | Foto: PF
Publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação PO'I MAG (Grande Líder) para reprimir conflitos indígenas e investigar crimes ocorridos em 2025 na Reserva Indígena de Nonoai, no norte do Rio Grande do Sul.

+ Chuvas de 2024 no RS provocam maior número de deslizamentos da história do Brasil

Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, sendo 14 na Aldeia Sede e 8 na Aldeia Bananeiras. Participaram da operação cerca de 100 policiais federais e 80 policiais militares.

O inquérito apura o conflito armado entre dois grupos indígenas rivais pela liderança da reserva, que tem 16 mil hectares e reúne três aldeias: Sede, Bananeiras e Pinhalzinho.

Até o início do ano, todas eram governadas pelo mesmo cacique. Em março, dissidentes da Aldeia Sede declararam a "independência" do cacicado, o que desencadeou os confrontos. Na ocasião, houve quatro tentativas de homicídio e incêndios que destruíram 25 casas, além da expulsão de moradores.

Em maio, novo embate resultou em um homicídio, duas tentativas de homicídio e crimes como disparos de arma de fogo e danos ao patrimônio. As investigações apontam que facções criminosas locais podem ter fornecido armas e até contratado milicianos para participar do conflito, hipótese ainda em apuração.

Segundo a PF, as medidas judiciais buscam cessar a violência e restabelecer a tranquilidade entre indígenas e moradores dos municípios da região.

+ Menina de 6 anos é encontrada morta embaixo de cama de suspeito no MS

O inquérito investiga crimes como homicídio qualificado, formação de milícia privada, lesões corporais, ameaças, incêndio criminoso e porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade