Mais da metade dos brasileiros já sofreu algum tipo de fraude bancária; saiba como se proteger
Relatório de Identidade e Fraude da Serasa Experian mostra que um em cada cinco pessoas adotou comportamento de risco; confira qual

Ana Beatriz de Paula
O Relatório de Identidade e Fraude da Serasa Experian aponta que 51% dos entrevistados já foram vítimas de algum tipo de golpe, além de conhecerem pelo menos duas ou três pessoas que passaram por situação semelhante. Entre os crimes mais recorrentes, o uso indevido de cartões de crédito – seja por terceiros ou por meio de cartões falsificados – lidera a lista.
Esse percentual representa um aumento significativo em relação à pesquisa do ano anterior, que registrou um índice quase 10 pontos percentuais menor.
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Entre as pessoas que sofreram prejuízo financeiro com fraudes (54% dos entrevistados), 52% perderam até R$ 500. Outros 20% relataram perdas entre R$ 1.000 e R$ 5.000.
Outro dado preocupante é que 19% dos entrevistados admitiram ter compartilhado dados pessoais com terceiros, principalmente para "realizar uma compra online", o que pode aumentar a exposição a fraudes.
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Como se proteger?
A Serasa Experian disponibiliza um portal para denúncias de fraudes. Para evitar golpes, adote as seguintes precauções:
1) Desconfie de ofertas muito vantajosas recebidas por redes sociais, telefone ou e-mail;
2) Evite acessar aplicativos de banco ou cartão de crédito em redes Wi-Fi públicas;
3) Nunca clique em links suspeitos recebidos por e-mail ou SMS;
4) Confira boletos utilizando o validador da Serasa para garantir que o pagamento está sendo feito para a instituição correta.
A conscientização e o uso de boas práticas digitais são fundamentais para se proteger de fraudes e garantir mais segurança no ambiente online.