Lula diz que conversará com atacadistas sobre preço do ovo: "Absurdo”
Presidente afirma que preço do alimento está influenciado por gripe aviária nos Estados Unidos; Brasil é grande exportador

Vinícius Nunes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta quinta-feira (20) como "absurdo" o preço do ovo nos supermercados. O petista disse que vai conversar com atacadistas para resolver o preço do produto. Deu a declaração em entrevista à rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro.
+ Preço dos ovos tem alta de até 50% no Brasil
"Quando me disseram que estava R$ 40 a caixa com 30 ovos, eu achei um absurdo", disse Lula.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a alta no valor das bandejas chega a 50% em diversas regiões do país, em comparação ao que era praticado no início de janeiro.
Foi fugindo do aumento nos preços das carnes bovina, suína e de frango que os brasileiros acabaram comprando mais ovos. Com aumento da demanda, veio também a elevação no preço.
+ Produtos similares aos originais invadem supermercados e podem custar mais caro
Lula culpou as mudanças climáticas e a gripe aviária nos Estados Unidos pela alta do ovo no Brasil. "Tivemos a [gripe] aviária agora nos Estados Unidos. Eles viraram importador de ovo brasileiro. Nós queremos discutir com os empresários, que nós queremos que eles exportem, mas não pode faltar para o povo brasileiro", disse.