Haddad inicia viagem aos EUA para divulgar plano nacional de data centers
Estão previstas reuniões com Google, Nvidia e Amazon, além de um café da manhã com cerca de 40 executivos e vice-presidentes de empresas de tecnologia

Ellen Travassos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia neste sábado (3) uma viagem aos Estados Unidos para divulgar o plano nacional de data centers (centro de dados). O primeiro compromisso público do ministro no território norte-americano será no domingo (4), quando participa de um jantar privado com investidores internacionais, oferecido pelo Milken Institute.
Haddad estará em Los Angeles a fim de participar da Conferência Global do Milken Institute, marcada para a próxima segunda-feira (5). Durante o evento, ele discutirá temas como a preparação para a COP30, além de analisar aspectos da economia brasileira e internacional.
+Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência
Durante a viagem, o ministro também promoverá o Plano Nacional de Data Centers, que tem expectativa para ser lançado pelo presidente Lula ainda em maio. A proposta inclui benefícios fiscais, maior segurança jurídica e uma regulamentação dedicada para impulsionar o setor no país.
Além disso, destacam-se entre os compromissos previstos nos EUA reuniões bilaterais com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia. Na terça-feira (6) pela manhã, Haddad tomará café da manhã com cerca de 40 executivos e vice-presidentes de empresas de tecnologia do Brasil e dos Estados Unidos organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). Em seguida, terá reunião bilateral com executivos da Amazon.
O governo pretende enviar, nas próximas semanas, um projeto ao Congresso Nacional que desonera investimentos em bens de capital ligados a bens de tecnologia da informação para centros de dados.
Na quarta (7), o ministro visitará o México, onde se reunirá com brasileiros que trabalham no país e com o secretário da Fazenda e Crédito Público do México, Edgar Amador Zamorra, que ocupa cargo equivalente ao de ministro da Fazenda. No México, o objetivo será aprofundar as relações bilaterais e alinhar objetivos para repensar a globalização. O ministro retorna a Brasília na quinta-feira (8).