Gol pede recuperação judicial nos Estados Unidos
Companhia aérea informou que atividades de transporte aéreo e pagamento de funcionários vão seguir normalmente
A Gol informou nesta quinta-feira (25) que entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. A ferramenta serve para dar um alívio financeiro temporário a empresas que estejam com dificuldades para pagar dívidas. Por ter operações tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a companhia aérea pode escolher onde faria o processo.
Na justiça norte-americana, a recuperação judicial é regida por um instrumento chamado "Chapter 11", em referência ao capítulo da Lei de Falências daquele país. Há semelhanças entre os processos conduzidos lá e no Brasil, mas os EUA têm uma legislação mais antiga e consolidada.
Em comunicado, a Gol informou que as atividades de transporte aéreo e o pagamento de funcionários vão seguir normalmente durante o período em que durar o processo.
"A Gol melhorou sua lucratividade e posição financeira”, disse o presidente da companhia, Celso Ferrer.
“Fizemos progressos notáveis até agora e acreditamos que este processo permitirá endereçar os desafios gerados pela pandemia, ao mesmo tempo em que mantemos o elevado padrão dos serviços que oferecemos aos clientes. Este processo permitirá à Gol expandir ainda mais sua posição como uma das principais companhias aéreas da América Latina."
Ferrer se disse "confiante" de que a adesão ao "Chapter 11" vai permitir que a empresa siga oferecendo "tarifas mais baixas" com "experiências de viagem excepcionais" aos clientes.