Fed corta juros pela primeira vez em 2025 e sinaliza novas reduções
Decisão não foi unânime entre integrantes do Banco Central americano, que projetam mais dois cortes este ano

SBT News
com informações da Reuters
O Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês), o banco central dos Estado Unidos, cortou a taxa básica de juros do paí em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (17). Esta foi a primeira redução dos juros em 2025.
Os integrantes do Fomc (Federal Open Market Committee), equivalente ao Comitê de Política Monetária do Brasil, responderam às preocupações com a fraqueza do mercado de trabalho, em um movimento que obteve o apoio da maioria dos indicados do presidente norte-americano, Donald Trump, para o Fed.
Apenas o novo diretor Stephen Miran, que entrou para o Fed recentemente, e está de licença como chefe do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, divergiu a favor de um corte de 0,50 ponto percentual.
A autoridade monetária indicou mais dois cortes de 0,25 p.p. nas duas reuniões restantes do Fomc, mais preocupados com o enfraquecimento do crescimento da economia e a possibilidade de aumento do desemprego.
+ Inteligência artificial pode elevar valor do comércio global em quase 40% até 2040, diz OMC
Em comunicado, o Fomc indica que a atividade econômica do país teve um arrefecimento e destaca a desaceleração na criação de empregos, enquanto a taxa de desemprego apresentou ligeira alta. Ao mesmo tempo a inflação permanece elevada.
“O Comitê está firmemente comprometido em apoiar o máximo de emprego e em retornar a inflação para sua meta de 2%”, afirma o comunicado.
Com o corte de 0,25 pontos percentuais, a taxa básica dos juros norte-americanos fica na faixa de 4,00% a 4,25% ao ano.
Novas projeções econômicas mostraram que os formuladores de política monetária veem a inflação terminando este ano em 3%, bem acima da meta de 2% estabelecida pelo banco central.
A estimativa para o desemprego ficou inalterada em 4,5% e o crescimento econômico ligeiramente maior, em 1,6% contra 1,4%.