Diretor-geral do Senar explica impacto da instituição para o produtor rural e a sociedade
Em entrevista ao SBT News, Daniel Carrara detalhou a metodologia de ensino da entidade, que completou 30 anos em 2023
Samir Mello
Em entrevista ao SBT News, Daniel Carrara, diretor-geral do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), explicou como o trabalho da instituição impacta diretamente a qualidade e o preço da alimentação que chega à mesa do consumidor.
+ Produtores rurais conseguem aumentar renda com assistência técnica gratuita
"É importante a sociedade urbana saber que existe uma instituição de educação profissional de transferência de tecnologia que garante a qualidade do alimento, a produtividade, e que visa a redução do custo do alimento para o produtor e, consequentemente, para a sociedade. Então é importante a sociedade entender que há uma instituição que dá apoio ao produtor rural. Ele não está largado ao bel-prazer", explica.
O Senar, que completou 30 anos em 2023, foi criado para capacitar a força de trabalho do campo brasileiro. Entre as modalidades de ações educacionais, estão a formação inicial continuada, o ensino formal técnico e a faculdade CNA.
"Todas essas iniciativas compõem um portfólio de educação completa para as pessoas que trabalham no setor rural. Seja o trabalhador de carteira assinada, o trabalhador autônomo, o próprio produtor, médio, grande ou pequeno e a sua família", afirma.
+ CNA revela propostas para o Plano Agrícola e Pecuário 2024/2025
"Cada propriedade rural brasileira é uma sala de aula do Senar. E nós temos toda uma metodologia para ensinar aquelas pessoas que botam a mão na massa a aprender a fazer coisas que elas até já sabem fazer, ou acham que sabem, de uma forma mais segura, mais produtiva e que traga mais rentabilidade ao trabalho", detalha.
O diretor-geral orienta que o caminho mais "curto" e certeiro para usufruir dos serviços da instituição são os sindicatos rurais. "Temos sindicatos de produtores e trabalhadores. Em relação aos produtores, são mais de 2 mil em todo o Brasil. Nos municípios que não possuem o seu próprio sindicato, o município vizinho pode fazer esse atendimento (ao produtor/trabalhador)", aponta.
+ Ministro da Agricultura diz que Seguro Rural é prioridade para o Plano Safra 2024/2025
Modernização
De olho na modernização tanto das tecnologias quanto da educação e do trabalho no campo, o Senar lançou recentemente o aplicativo Senar Play.
"Esse foi um desafio que passamos para a nossa equipe de educação profissional, que há 30 anos faz uma formação voltada para o trabalho. A digitalização da educação hoje é uma realidade. A presença dos smartphones no setor rural também. Qualquer trabalhador, filho de produtor, tem um aparelho desses. Então o aplicativo traz todo o nosso conteúdo de educação à distância para uma plataforma mobile, com ferramenta de inteligência artificial", explica.