Publicidade
Economia

Dia das Mães: 67% dos consumidores pretendem comprar presente à vista

Transferência via Pix lidera preferência nos meios de pagamento; cartão de crédito é opção de 56%

Imagem da noticia Dia das Mães: 67% dos consumidores pretendem comprar presente à vista
Maioria dos brasileiros (67%) pretende comprar o presente do Dia das Mães à vista | Pexels
Publicidade

A maioria dos brasileiros (67%) pretende comprar o presente do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (11), à vista. É o que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

+ Vai comprar no Dia das Mães? Veja como evitar golpes e fraudes

Dos consumidores que pretendem comprar à vista, 46% apostam no pagamento via Pix, enquanto 23% optam pelo cartão de débito. Para a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, a preferência reflete uma “busca por segurança financeira e previsibilidade no orçamento”.

“O Pix se consolidou como primeira opção porque oferece transferência instantânea, sem custos, e muitos lojistas já concedem descontos imediatos para quem escolhe esse meio”, explica Merula. “Já o débito, com 23%, mantém fôlego pelo mesmo motivo: elimina juros e reduz a inadimplência, melhorando o fluxo de caixa do varejista”, acrescenta a especialista.

Por outro lado, 56% dos consumidores recorrem ao pagamento a prazo, visando equilibrar o orçamento. Desse total, 31% procuram dividir o valor em uma média de quatro vezes.

“Parcelar em quatro vezes costuma dar a falsa sensação de controle, mas as parcelas somadas pressionam o orçamento do mês seguinte. Além disso, quem opta por adiar contas para bancar o presente amplia o ciclo de juros e multas”, alerta Melusa.

Segundo ela, cerca de 27% dos consumidores pretendem gastar mais do que o planejado no Dias das Mães, enquanto 13% cogitam adiar o pagamento de contas para bancar o presente. A ação pode ser perigosa para as finanças, uma vez que, em 2024, 15% dos compradores ficaram inadimplentes por gastar além do orçamento na data e 4% ainda carregam a dívida.

+ Dia das Mães deve movimentar R$ 14 bilhões em vendas no Brasil

“Num contexto em que o ticket médio é de R$ 298, equilibrar afeto e bolso exige cuidado — e planejamento. Os fatores emocionais são poderosos: muitos entendem o presente como retribuição ao carinho materno, mas acabam sacrificando compromissos essenciais”, diz a especialista.

Publicidade

Assuntos relacionados

Dia das Mães
PRESENTES
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade