Publicidade
Economia

Preço dos medicamentos pode subir até 5,06% a partir desta segunda (31)

Reajuste anual segue a inflação acumulada nos últimos 12 meses; farmácias podem escolher entre aplicar o aumento de uma vez ou gradualmente

• Atualizado em
Publicidade

O preço dos remédios em todo o Brasil poderá ser reajustado em até 5,06% a partir desta segunda-feira (31). O aumento anual, que funciona como um teto (valor máximo), foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e publicado no Diário Oficial da União.

Entre os fatores analisados para o reajuste, o CMED citou a inflação acumulada nos últimos 12 meses, a produtividade das indústrias farmacêuticas e a concorrência de mercado. Segundo a entidade, a definição de um teto para os preços visa “proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população”.

+ Importações e exportações brasileiras aumentam 3,3%

Apesar de ser anual, o reajuste não é aplicado de imediato ou automaticamente. Isso porque as farmácias e empresas detentoras de registro de medicamentos podem escolher entre aplicar o aumento de uma vez ou gradualmente ao longo do ano. A mudança, contudo, deve ser feita até março de 2026, quando a CMED deve divulgar uma nova definição de teto para o reajuste dos valores.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade