Cabeleireiros e beleza lideram entre os Microempreendedores Individuais no Brasil, diz IBGE
Comércio varejista de roupas e acessórios e restaurantes aparecem no ranking logo em seguida
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (21) dados relacionados ao número de microempreendedores individuais (MEI) no país em 2022. De acordo com o IBGE, o número de MEIs chegou a 14,6 milhões. Em comparação ao ano anterior (2021), o aumento foi de 11,4%.
Com 51,5% de MEIs, o setor de serviços se destaca entre a categoria. Entre as atividades, os cabeleireiros e outros profissionais do ramo da beleza somam 9% do total de MEIs, o que corresponde a 1,3 milhão de pessoas.
+ X, o antigo Twitter, anuncia fim das atividades no Brasil
O comércio varejista de roupas e acessórios aparece logo em seguida, com 6,8% dos microempreendedores, aproximadamente 991 mil pessoas. Em terceiro lugar no ranking estão os restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas com 6%.
Veja outras atividades que aparecem na lista:
- Atividade de malote de entrega;
- Serviços especializados para construção não especificados;
- Atividades de publicidade não especificadas.
A pesquisa também compara o número de MEIs com empregados; cresceu de 104,1 mil, em 2021, para 133,8 mil, em 2022.
+ Banco lança "cartão que fala" para deficientes visuais
O levantamento mostra ainda que a necessidade por emprego levou essa alta. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revela que a maioria dos microempreendedores (60,7%) filiados em 2022 foram demitidos diretamente pelo empregador ou por justa causa.