A tecnologia do "cartão que fala" foi desenvolvida em conjunto com a empresa norte-americana Thales, e a novidade será destinada à clientes com deficiência visual, para ajudá-los a evitar golpes ao pagar por suas compras.
Como funciona?
Cartão transmite voz para um aplicativo no celular em tempo real para ajudar deficientes visuais | Divulgação/Thales
No momento do pagamento na maquininha, o cartão "fala" ao usuário o valor da compra antes que ele digite a senha e, depois, informa o término da transação.
O som é emitido pelo celular ou smartphone, que se conecta ao cartão via Bluetooth.
Para emparelhar o cartão com o celular, basta aproximá-lo do smartphone com o Bluetooth ativo para realizar a conexão com segurança.
Ao pagar na maquininha, o cartão conectado comunica o valor ao aplicativo Thales, disponível para celulares iOS e Android, que, em seguida, vocaliza o valor ao usuário no mesmo momento do pagamento.
A tecnologia também promete avisar o cliente com deficiência visual quando a senha foi digitada corretamente e se a transação foi confirmada.
Segundo o Itaú, a novidade deve ser disponibilizada em setembro, em data a ser anunciada.