Publicidade
Economia

Bom para a saúde e para o paladar, açaí ganha os olhos do mundo

Só no estado do Pará, cerca de 300 mil trabalhadores se dedicam ao produto

Imagem da noticia Bom para a saúde e para o paladar, açaí ganha os olhos do mundo
Quase a totaliade do açaí produzido no Brasil vem do Pará | Agência Pará
• Atualizado em
Publicidade

O mundo inteiro está de olho em uma fruta típica da Amazônia, o açaí, que gera emprego e renda e é cultivado de forma sustentável na floresta. Só no estado do Pará, cerca de 300 mil trabalhadores se dedicam ao produto.

Benedito é um desses profissionais que apostam nos açaizeiros. Ele plantou mais de 50 mil pés em terra firme. Um sistema de irrigação automatizado molha a plantação 16 horas por dia.

As novas técnicas se aliam à sabedoria ancestral e popular. A retirada do açaí costuma ser com o auxílio de uma peconha, instrumento artesanal usado para escalar a palmeira.

94% da produção nacional do açaí sai do Pará, de acordo com o IBGE. O cultivo é comum em terras alagadas, principalmente nas regiões das ilhas - o que é um desafio nos meses mais quentes, ainda mais com as mudanças climáticas.

"Nós temos duas épocas bastante distintas, bastante diferentes. Primeiro semestre, pouca produção de frutos, pouca oferta de frutos. Segundo semestre, grande oferta de frutos", diz João Tomé de Farias Neto, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.

O problema, no entanto, pode estar com os dias contados. O pesquisador tem trabalhado no melhoramento genético da planta. Assim, haveria fruto o ano todo.

"Fiz avaliação de produtividade, tamanho de fruto, peso de fruto, durante cinco safras, cinco anos consecutivos", diz João Tomé.

Da plantação, o açaí vai para centros de processamento. O alimento sai prontinho, depois de lavado e batido.

"O mercado está muito aquecido, muita gente querendo comprar o açaí, o mundo todo conheceu esse sabor que o açaí tem", diz Nazareno Alves, presidente da Associação dos Produtores de Açaí da Amazônia.

O mercado se amplia cada vez mais e tem como principais importadores os Estados Unidos, Japão, Austrália e países europeus. De acordo com o levantamento mais recente do IBGE, as empresas do setor faturaram R$ 5,93 bilhões com as vendas em 2022.

Tanto interesse também tem a ver com as qualidades nutricionais do açaí. É antioxidante, o que significa maior proteção contra doenças crônicas, como as cardiovasculares, além de retardar o envelhecimento das células. Bom para a saúde e para o paladar.

Publicidade

Assuntos relacionados

Açaí
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade