Publicidade
Economia

Tesouro lança funcionalidade para criação de vaquinhas para o financiamento estudantil

Responsáveis pela criança ou adolescente podem criar conta para receber dinheiro de parentes e amigos

Imagem da noticia Tesouro lança funcionalidade para criação de vaquinhas para o financiamento estudantil
sala de aula
• Atualizado em
Publicidade

O Tesouro Nacional lançou nesta 5ª feira (19.out) uma nova funcionalidade que permitirá a criação de vaquinhas para o financiamento de um curso da faculdade. Os responsáveis pela criança ou adolescente podem criar uma conta para receber dinheiro de parentes e amigos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A servidora pública Roberta Cariús investe no Tesouro Direto há oito anos. Começou aos pouquinhos e hoje tem diversas aplicações: "vendi um apartamento, coloquei todo o dinheiro no Tesouro Direto, confiança mesmo. E eu confio tanto que a minha aposentadoria está lá".

A faculdade que o filho dela -- hoje com três anos -- deve cursar no futuro, também está no Tesouro. Por enquanto, as aplicações são feitas por ela e pelo marido, mas essa lista de investidores pode aumentar. Isso porque o Tesouro Nacional lançou a possibilidade de se criar uma conta de financiamento coletivo, uma espécie de vaquinha, pro ensino superior de crianças e adolescentes.

Em agosto, o Tesouro já tinha lançado o título Educa+. Nesse formato, por meio de aportes mensais -- de no mínimo R$ 30 -- é possível comprar títulos públicos federais e acumular recursos em um investimento que rende mais do que a taxa de inflação. Ao final do período de investimento, que pode durar de três a 18 anos, a família recebe por cinco anos um pagamento mensal, que pode ser usado pra custear mensalidades ou outras despesas com educação.

Pra ajudar os pais ou responsáveis a atingir a meta, agora será possível que amigos e familiares contribuam diretamente por meio do Pix.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade