Empresas com melhor avaliação de crédito se concentram no sul do país
Estudo da Serasa Experian aponta que 22,5% das companhias mais bem avaliadas são daquela região
Guto Abranches
As empresas da região sul do Brasil tem a média mais alta de pontuação de crédito (score PJ) do país. Estudo inédito da Serasa Experian aponta que o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná concentram 22,5% das empresas com notas de crédito variando entra 601 e 1000 pontos, o que representa a categoria mais alta na apuração.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essa classificação pode indicar que a empresa é uma boa parceira de negócios, diz a pesquisa. "Assim como o Score PF indica a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente dentro de um horizonte de tempo, o Score PJ também serve como termômetro para indicar o risco de uma empresa se tornar inadimplente, o que pode influenciar nas chances de o negócio conseguir empréstimos ou financiamentos no mercado", explica o Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da Serasa Experian, Cleber Genero.
Distribuição por Estados
35,6% das empresas têm pontuação entre 251 e 600; outros 35,4% delas se posicionam entre 101 e 250 pontos.
A avaliação pelo Score do CNPJ é a correspondente das empresas ao "nome limpo" da pessoa física ( que também é denominado 'score da PF'). O raciocínio de consultar o CPF da pessoa física na hora de conceder financiamentos, empréstimos e etc, também se aplica às empresas. É aí que aparece a pontuação pelo Score do CNPJ: ela serve tanto para aprovar ou não o crédito quanto para oferecer os recursos com taxas mais reduzidas e melhores condições de pagamento para aquelas que estejam mais bem pontuadas.
Diferentes setores
O Comércio é o setor que concentra mais empresas na faixa das melhores notas (entre 601 e 1000 pontos): são 20,2% do total. A Indústria tem mais empresas classificadas com 251 a 600 pontos - são 35,1%.
Melhores e maiores
Na faixa acima dos 800 pontos de score - que aumenta as chances de as empresas melhorarem ainda mais sua avaliação e conseguirem mais oportunidades de crédito - apenas 3,9% das empresas se classificam neste patamar. E o sul do país se mantém na ponta entre as regiões do país. Veja:
- Sul: 7,9% do total de empresas
- Sudeste: 3,3%
- Centro-Oeste: 3,5%
- Norte: 2,0%
- Nordeste: 1,7%
Comércio (7,2%), Indústria (5,75), Primário (4,3%) e Serviços (2,25) se distribuem entre os setores com maior pontuação.
Leia também