Intenção de contratação para fim de ano bate recorde, diz CNC
Dos 109,4 mil trabalhadores temporários esperados para o Natal, 11% devem ser efetivados

Camila Stucaluc
Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que, do total de comerciantes pesquisados, 85,2% apontaram que vão aumentar a contratação de funcionários neste fim de ano. A cifra representa alta de 0,2% no comparativo mensal e é a maior desde o início da apuração, em 2011.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A chegada das festas de fim de ano e o desempenho favorável da economia e do comércio estão incentivando as intenções de investir para absorver funcionários e estimular o consumo", avalia a economista Catarina da Silva. Segundo ela, o Natal deve levar à contratação de 109,4 mil trabalhadores temporários, sendo que 11% devem ser efetivados.
O desempenho favorável da economia acontece em meio aos eventos da Black Friday e Copa do Mundo, que avançaram em 0,8% o índice de confiança dos empresários em novembro (131,9 pontos). Os comerciantes do segmento de vestuário, tecidos e calçados continuam os mais satisfeitos com o nível de atividade do setor.
+ Sem taxa adicional: Aneel mantém bandeira verde para dezembro
"Essa dinâmica acontece pela necessidade que os consumidores têm, neste momento, de roupas e calçados novos para a retomada dos eventos sociais de fim de ano, o que deve ser incentivado pela Copa do Mundo", explica Catarina.