Indústrias de pequeno porte vão investir mais em sustentabilidade, diz CNI
Segundo pesquisa, 9 em cada 10 empresas já adotam ações para evitar desperdício de água ou energia
SBT News
Um novo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta 3ª feira (16.nov), mostrou que a maioria das indústrias de pequeno porte deverão investir, nos próximos dois anos, na implementação de ações mais sustentáveis. A iniciativa tem como objetivo colaborar com a estratégia de transição para uma economia global de baixo carbono.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conforme o levantamento, que contou com a participação de executivos de 500 empresas, as companhias menores já estão avançadas em alguns quesitos. Ações para evitar os desperdícios de energia e água, por exemplo, são adotadas em 90% e 89% das empresas de pequeno porte, enquanto a gestão de resíduos sólidos é uma realidade em 85% dos negócios. Três em cada quatro (76%) dos executivos entrevistados afirmam ainda que o setor industrial enxerga o tema sustentabilidade como uma oportunidade. Para quase 1/3 a agenda de sustentabilidade envolve mais oportunidades do que riscos.
"Não há mais espaço para a falsa divergência entre desenvolvimento e a conservação do meio ambiente. Os dados revelam que as indústrias de pequeno porte estão atentas à importância da implementação de ações concretas de sustentabilidade em seus processos produtivos", afirma o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo. Segundo ele, enquanto a participação de fontes renováveis na matriz elétrica dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está em torno de 18% a 27%, no Brasil ela representa 83%.
+ Economia brasileira perde tração em setembro, aponta Banco Central
Apesar dos indicadores positivos, 79% dos entrevistados admitem que estão pouco ou nada familiarizados com a sigla ESG (do inglês usada para designar ações de sustentabilidade com base nos pilares ambiental, social e de governança). Mesmo pouco ou nada familiarizados com o tema, 81% dos líderes empresariais dizem que o ESG é importante ou muito importante.