"Tapeçaria Panamericana": São Paulo tem mostra inspirada no modernismo
Projeto de arte têxtil traz referências nacionais como Tarsila do Amaral, Roberto Burle Marx e Oscar Niemeyer

SBT News
São Paulo recebe neste sábado (29) a mostra "Tapeçaria Americana", uma coleção de arte têxtil inspirada no modernismo. São 100 desenhos que exploram as relações entre forma, cor e composição, e se inspiram nas obras de Tarsila do Amaral, Roberto Burle Marx e Oscar Niemeyer.
O evento acontece das 11h às 16h na Casa Pan Artes (Rua Japiaçóia, 308), no bairro Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista. A entrada é gratuita.
O projeto é estruturado em duas frentes. A primeira reúne tapeçarias por encomenda, produzidas em lã natural. A segunda apresenta peças semi artesanais em lã sintética para produção em maior escala.
Segundo o autor e curador Darlan Penido, a proposta é "construir um diálogo entre tradição artesanal, modernismo brasileiro e produção em escala".
Além das tapeçarias, outros três projetos estarão expostos:
- Álbum em edição limitada de 50 serigrafias da série "Não está no dicionário", do artista plástico Luiz Martins;
- Seleção de obras do pintor modernista Francisco Rebolo;
- Conjunto de trabalhos de Tide Hellmeister, precursor da colagem no Brasil.
A mostra também reserva espaço para grandes nomes da fotografia, como Valdir Cruz, Araquém Alcântara, Christian Cravo e Jean Manzon, com obras disponíveis para compra.
Tapeçaria em alta
A exposição ocorre em um momento de destaque da tapeçaria no circuito da arte e do design.
No SP-Arte 2025, galerias apresentaram obras feitas com fibras naturais e técnicas tradicionais de arte têxtil. A 36.ª Bienal de Arte de São Paulo também contou com obras têxteis e tapeçarias de grande escala.

Serviço
"Tapeçaria Panamericana"
Sábado, 29 de novembro
11h às 16h
Rua Japiaçóia, 308 – Alto de Pinheiros, São Paulo/SP









