Cultura

Ministra da Cultura classifica como 'mesquinhas' as críticas aos recursos destinados à produção audiovisual

Em evento em Brasília, Margareth Menezes ressaltou a importância do investimento na cultura e comentou as expectativas para o filme 'O Agente Secreto' no Oscar

Imagem da noticia Ministra da Cultura classifica como 'mesquinhas' as críticas aos recursos destinados à produção audiovisual
Ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante cerimônia de assinatura do decreto que dispõe sobre o reconhecimento, a valorização e a promoção da cultura gospel como manifestação cultural nacional | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 23.12.2025
,

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, classificou como "mesquinhas" as críticas feitas aos recursos destinados à produção audiovisual brasileira. Ela ressaltou que o investimento na cultura não só gera emprego e renda, mas também fortalece a representatividade brasileira.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Margareth explicou, ainda, que o setor audiovisual tem seu próprio fundo — o Fundo Setorial do Audiovisual —, que arrecada dinheiro de empresas, sendo praticamente auto suficiente. Nesse sentido, o argumento de que o governo gastaria muito com incentivo à cultura não se sustenta. O assunto está em alta com o sucesso do filme brasileiro "O Agente Secreto".

"A gente precisa mudar, virar a chave, e ver que investir em cultura é importante", afirmou Margareth nesta terça-feira (20), durante evento no Cine Brasília. "Além de gerar emprego e renda, também fortalece a nossa representatividade como povo, essa diversidade maravilhosa."

Margareth também comentou as expectativas para o "O Agente Secreto" no Oscar. O filme, estrelado por Wagner Moura, é aposta certeira para a imprensa internacional e, apesar de ter recebido apenas duas pré-indicações na lista lançada em dezembro de 2025, pode receber um recorde de nomeações para o Brasil na edição.

A revista norte-americana Variety aponta que "O Agente Secreto" deve figurar em ao menos quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco para Gabriel Domingues, e Melhor Ator para Wagner Moura. Apesar de avaliar que há outros favoritos, a revista também vê uma possibilidade de o filme ser indicado em Melhor Roteiro Original, indicação para Kleber Mendonça Filho, roteirista do longa.

"Fazer cinema é uma arte muito profunda, que requer muita dedicação", disse Margareth. "E a gente vê a história de uma pessoa como Cleber Mendonça, Wagner Moura, (...) se destacando pelo mundo inteiro, levando o Brasil para todos os lugares. Isso é muito bom, nós ficamos muito felizes com isso. Viva 'O Agente Secreto'. Vamos cruzar os dedos."

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciará os indicados ao Oscar nesta quinta-feira (22), em live a ser realizada a partir das 10h30 (horário de Brasília). A transmissão poderá ser assistida pelas principais redes sociais da Academia (TikTok, YouTube, Instagram e Facebook).

Últimas Notícias