Relator diz ter confiança em aprovar indicação de Dino ao STF no Senado
Com avaliação de que nome avança na CCJ, senador Weverton espera ao menos 50 votos em plenário
Lis Cappi
ministro Flávio Dino, da Justiça, não deverá enfrentar grandes dificuldades para ter o nome ao Supremo Tribunal Federal (STF) aprovado pelo Senado. A avaliação do relator da indicação, senador Weverton Rocha (PDT-MA), é de que há "muita tranquilidade" para a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no próximo dia 13 de dezembro.
Conforme anunciou nesta 3ª feira (28.nov), Weverton considera que o governo terá mais votos do que o necessário para aprovação - tanto na CCJ quanto em plenário. "No mínimo vamos sair com mais de 50", declarou. Os números citados valem para o plenário, onde Dino precisa do apoio de ao menos 41 senadores. Na comissão, a avaliação é de conseguir alcançar entre 17 e 20 votos.
Como justificativa para aprovação do nome, Weverton afirma que o relatório vai trazer detalhes a respeito da trajetória de Flávio Dino, com informações relacionadas à vida acadêmica e do período em que atuou como juiz. "Uma carreira exitosa", avalia. "Não tem um caso concreto em que utilizou a magistratura para beneficiar ou prejudicar", completa.
Entre as estratégias para apoio, o senador afirma estar em contato com outros colegas que anunciaram oposição ao nome, e que parte das negociações têm sido feitas pelo próprio Dino. Por ter sido eleito senador, ele teria o contato direto com outros parlamentares, e teria se colocado à disposição para discutir o seu nome ao Supremo.
Leia também: