Com feriado e viagens de Lira e Pacheco, semana que vem deve ser de paradeiro em Brasília
Presidente da Câmara tem agenda na China; comitiva de senadores acompanha Pacheco em compromisso em Paris
Com feriado pela frente e viagens internacionais dos presidentes da Câmara e do Senado, a próxima semana deve ser de poucos avanços em pautas de interesse do governo no Congresso Nacional. Já na 2ª feira (9.out) à noite, Arthur Lira embarca para a Ásia. Na Índia, participa da reunião dos parlamentos do G-20, o grupo das maiores economias do mundo. A viagem à China é feita a convite do Congresso Nacional do Povo e Lira deve aproveitar para tratar de temas econômicos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O governo aguarda com expectativa a votação do projeto de lei da taxação de offshores e dos fundos exclusivos, que ficou para dia 24/10. Arthur Lira só retorna da agenda internacional no dia 21. A equipe econômica vê a aprovação como fundamental para cumprir a meta ambiciosa de zerar o déficit nas contas públicas em 2024. O texto tramita em regime de urgência e tranca a pauta do plenário a partir do dia 14. Isso significa que outras propostas podem ter que ficar em compasso de espera até a votação.
No Senado, uma comitiva de parlamentares se prepara para acompanhar o presidente Rodrigo Pacheco em uma viagem a Paris. Pacheco e outras autoridades, como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, participam de um evento promovido pelo Grupo Esfera. A data da partida para a França ainda não foi definida, mas o Senado deve manter as sessões no plenário na 3ª e na 4ª, véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida. A pauta deve ser definida nesta 6ª.
O I Fórum Esfera Internacional será nos dias 13 e 14 de outubro, com debates entre autoridades brasileiras e francesas de temas como indústria, transição energética e segurança jurídica. Eles terão a oportunidade de conversar com seus pares franceses e europeus em busca de novas soluções para os nossos desafios. Além de Barroso e Pacheco, estão confirmadas as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro do STF Gilmar Mendes, do presidente da Apex, Jorge Viana, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Leia também: