Orlando Silva atrasa entrega do texto final do projeto de lei das fake news
Relator tem enfrentado dificuldades para conciliar as sugestões dos partidos

Pablo Lemos
O relator do projeto de lei das fake news, deputado Orlando Silva, atrasou a entrega do texto final que será votado pela Câmara na semana que vem. Ele tem enfrentado dificuldades para conciliar as sugestões dos partidos, que querem incluir ou retirar trechos da proposta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No final da tarde desta 5ª feira (27.abr), o Orlando Silva foi até a residência oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira, para acertar os últimos detalhes antes da entrega do texto.
Na saída, ele falou sobre a pressão de um bloco de parlamentares e também das empresas digitais contrárias a criação de um órgão regulador.
Após a aprovação do requerimento de urgência para votação do projeto, Orlando Silva tem se reunido com parlamentares para fazer mudanças no texto, mas ele garante que tudo será resolvido antes da votação em plenário, prevista para a próxima 3ª feira (2.mai).
Outro ponto que tem sido discutido é a previsão de responsabilizar as plataformas por conteúdos pagos pelos usuários. Já a bancada evangélica teme que o texto coloque em risco a liberdade religiosa, e a oposição defende a troca do projeto pela proposta do deputado Mendonça Filho, do União Brasil, que cria um marco legal para as plataformas digitais.
Leia também: