RS: Festival de Cinema de Gramado prorroga prazo de inscrição para curtas e longas gaúchos
Período terminaria nesta quarta (15) e foi estendido até 26 de maio; 52ª edição do evento segue mantida para agosto
O Festival de Cinema de Gramado prorrogou inscrições para curtas e longas gaúchos na edição de 2024. Por causa das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, realizadores terão até as 23h59 de 26 de maio para inscrever filmes no Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e na Mostra de Longas-Metragens Gaúchos.
+ Chuvas no RS: Ancine anuncia medida para produtoras audiovisuais gaúchas
Antes, o prazo inicial terminaria nesta quarta (15). Curtas gaúchos concorrem em 11 categorias no festival, enquanto longas disputam dez Kikitos, nome do troféu do evento. Mesmo com a tragédia climática no estado, a 52ª edição segue prevista para ser realizada entre os dias 9 e 17 de agosto.
"Sabemos que a situação do estado, nesse momento, é delicada. Principalmente para os profissionais da cultura. Estamos ampliando nosso período de inscrições para o cinema gaúcho com o intuito de prover aos realizadores tempo hábil para a finalização de seus filmes", disse Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo festival, em nota divulgada pela assessoria de imprensa do evento.
Na semana passada, a Academia Brasileira de Cinema alertou, em nota oficial, que o Festival de Gramado "corre risco real de não ter como ser realizado" em agosto.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil do RS, divulgado às 18h dessa segunda (13), o estado registrou 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos. Sete óbitos ocorreram em Gramado, na Serra Gaúcha.
+ Chuvas no RS: rua desmorona em Gramado e força saída de moradores
Dos 497 municípios gaúchos, 450 foram afetados. Desalojados somam mais de 538 mil pessoas, e 77.405 estão em abrigos.