Frente fria leva vento e geada para municípios do RS
Temperatura pode despencar para 5ºC na madrugada de quarta-feira (15); veja previsão
O Rio Grande do Sul deve amanhecer com baixas temperaturas nesta terça-feira (14). Segundo a MetSul, o ar de origem polar continua avançando pelo estado, o que fará os termômetros registrarem até 10ºC. Geadas são esperadas na fronteira com o Uruguai, enquanto chuva leve ou garoa isolada devem atingir o Norte e Nordeste gaúcho.
+ Lula avalia pagar R$ 5 mil para famílias atingidas por enchentes no RS
O frio será mais intenso à noite. A previsão é que a madrugada de quarta-feira (15) registre marcas ao redor e abaixo de 5ºC na maioria das cidades, acompanhada de geada. Porto Alegre, por exemplo, terá mínima de 9ºC e máxima de 17ºC ao longo do dia.
O cenário deve seguir o mesmo até sexta-feira (17), quando a nebulosidade voltará a aumentar, provocando chuvas no estado. Irá chover já pela manhã em alguns pontos, mas na maioria das regiões, da tarde para a noite. No fim de semana e no começo da próxima semana, os dias terão predomínio de sol e nuvens, com noites geladas.
Frio dificulta resgates
A queda das temperaturas dificulta os resgates no Rio Grande do Sul, onde mais de 400 cidades ainda sofrem com o impacto das enchentes. Como muitos municípios permanecem ilhados, autoridades alertam para o risco de hipotermia – longa exposição ao frio intenso – para aqueles que estiverem expostos e sem proteção.
+ Salve o Sul: cantores criam festival beneficente para ajudar vítimas de chuvas no RS
O alerta também vale para ventos fortes. Na última semana, a Defesa Civil chegou a pedir a suspensão dos resgates na região do rio Guaíba por causa da ventania. O temor era que o vento forte virasse os barcos, utilizados nas operações de resgate.