Chuvas no RS: rua desmorona em Gramado e força saída de moradores
Área foi colocada em alerta pela prefeitura na última semana; 16 pontos já precisaram ser evacuados
Moradores do bairro Piratini, em Gramado, na Serra Gaúcha, foram forçados a abandonar o local após a rua Henrique Bertoluci desmoronar na tarde de domingo (12). Segundo a Defesa Civil, o incidente ocorreu devido a uma infiltração, ocasionada pelas fortes chuvas que vêm atingindo o Rio Grande do Sul. A área foi isolada.
A rua Henrique Bertoluci já havia sido colocada em alerta pela prefeitura de Gramado na última sexta-feira (10). Em comunicado, a gestão havia pedido que os moradores não circulassem ou permanecessem no local para evitar riscos. O mesmo foi dito em relação a rua Guilherme Dal Ri, a Ladeira das Azaleias e ao bairro Três Pinheiros.
Até o momento, houve evacuações de 16 pontos em Gramado por serem considerados pela Defesa Civil como áreas de risco. Os locais ficam nos bairros Três Pinheiros, Piratini, Bavária, Planalto, na Várzea e no Centro da cidade – todos em monitoramento constante. Também há ao menos cinco estradas interditadas na cidade.
+ Rio Grande do Sul começa semana com alerta para cheia de rios e chegada de frente fria
Em meio às chuvas, a Secretaria da Educação suspendeu as aulas na rede municipal de ensino nesta segunda (13) e terça-feira (14). A medida visa resguardar os profissionais e estudantes, já que os acessos à cidade estão prejudicados devido aos temporais. Caso o tempo melhore, as atividades serão retomadas na quarta-feira (15).