VÍDEO: delegado de Fortaleza é detido após chamar policial militar de "vagabundo"
PM foi acionada após Igor Vasconcelos Fernandes, de 41 anos, causar tumulto em restaurante; ele estava embriagado e armado
Um delegado da Polícia Civil do Ceará foi detido, na noite desta sexta-feira (15), após chamar um policial militar de "vagabundo". Igor Vasconcelos Fernandes, de 41 anos, estava de folga em um restaurante no bairro Varjota, em Fortaleza, e apresentava sinais de embriaguez quando xingou um subtenente da PM em serviço. (Veja vídeo abaixo).
+ MG: pescador encontra corpo boiando na Represa de Furnas
A equipe da PM foi chamada por funcionários do estabelecimento, que reclamavam do tumulto causado pelo delegado, que estava armado no local. Ao chegarem ao restaurante, os policiais abordaram o homem, que estava visivelmente embriagado e reagiu com diversos xingamentos.
Entre as ofensas, Igor chamou um dos policiais de "vagabundo", além de proferir outras palavras agressivas. O delegado repetiu constantemente sua posição na Polícia Civil e chegou a comparar a importância de seu cargo com o do subtenente.
"Sou delegado de polícia, rapaz, tu é quem?", disse.
Igor foi conduzido ao 2º Distrito Policial e liberado após os procedimentos. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado contra o delegado, que agora responderá a um processo disciplinar junto à Assessoria de Apuração de Transgressões Disciplinares da Polícia Civil.
"A Polícia Civil do Ceará desaprova qualquer ato de desrespeito às demais instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. Eventuais comportamentos desrespeitosos isolados não refletem, por óbvio, as orientações e princípios da instituição", diz a nota.
A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) afirmou que "está investigando os fatos no âmbito administrativo" e que o inquérito será conduzido pela Polícia Civil.