Veja o calendário de pagamento do IPVA em São Paulo
Proprietários de veículos podem parcelar o valor do imposto em até 5 vezes, ou pagar à vista com desconto de 3%
SBT News
A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa em janeiro em todo o Brasil. No estado de São Paulo, o governo já divulgou o cronograma de pagamentos para 2025.
Os proprietários de veículos poderão parcelar o imposto em até cinco vezes. No entanto, quem optar pelo pagamento integral em janeiro terá um desconto de 3%. O cálculo do imposto é feito com base no valor de mercado do veículo, conforme a tabela FIPE.
+ Tomar chá ou café pode prevenir casos de câncer? Entenda
O vencimento de cada parcela varia de acordo com o último número da placa do veículo. Confira as datas para efetuar o pagamento:
- Final 1: dia 13 de janeiro;
- Final 2: dia 14 de janeiro;
- Final 3: dia 15 de janeiro;
- Final 4: dia 16 de janeiro;
- Final 5: dia 17 de janeiro;
- Final 6: dia 20 de janeiro;
- Final 7: dia 21 de janeiro;
- Final 8: dia 22 de janeiro;
- Final 9: dia 23 de janeiro;
- Final 0: dia 24 de janeiro.
O pagamento do IPVA varia em cada estado e no Distrito Federal. Para conhecer as regras de outras regiões, consulte a Secretaria da Fazenda e Planejamento ou o Detran do respectivo estado.
Parcelar ou pagar de uma vez?
Vale a pena ou não pagar à vista? A resposta é depende. Se o dinheiro está em uma aplicação maior que o desconto é vantajoso deixar rendendo. Já se está em uma aplicação menor ou parado, pode ser mais vantajoso.
Para quem está apertado de grana, talvez seja melhor parcelar para sobrar mais dinheiro para as outras contas. É o que explica a economista-chefe e sócia na Lifetime Investimentos, Marcela Kawauti.
"A gente sabe que o começo do ano é o período que a gente tem gastos muito alto, tem material escolar, tem o pagamento do IPVA, do IPTU, muitas vezes os contratos de academia, de escola, são reajustados, então aproveitar esse desconto e direcionar esse valor economizado para esses gastos, pode ser interessante."