Tomar chá ou café pode prevenir casos de câncer? Entenda
Análise de diversas pesquisas aponta que riscos podem ser até 41% menores em alguns tipos de câncer; veja como os resultados foram obtidos
SBT News
Beber café ou chá pode prevenir câncer? Um estudo liderado pelo Huntsman Cancer Institute da Universidade de Utah, nos EUA, analisou dados de 14 pesquisas colaborativas do consórcio International Head and Neck Cancer Epidemiology (INHANCE), que reúne grupos de pesquisa ao redor do mundo e estabeleceu a relação entre essas bebidas e casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo câncer de boca e garganta.
+ Janeiro Branco: como notar e o que fazer se sua saúde mental não vai bem?
Esse tipo de câncer é a sétima forma mais comum de câncer no mundo, com 745 mil novos casos a cada ano.
Como foi feito o estudo?
A pesquisa foi feita com 9.548 pacientes com câncer de cabeça e pescoço e 15.783 pessoas sem a doença. Os participantes foram questionados sobre o consumo de café com cafeína, café descafeinado e chá, especificando a quantidade consumida em diferentes períodos.
Os resultados mostraram que, em comparação com aqueles que não consumiam café, os indivíduos que bebiam mais de quatro xícaras diárias de café com cafeína apresentavam 17% menos chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, 30% menos risco de câncer na cavidade oral e 22% menos chance de câncer de garganta.
Além disso, o consumo de três a quatro xícaras de café com cafeína foi associado a uma redução de 41% no risco de câncer de hipofaringe (uma forma de câncer localizada no fundo da garganta). O café descafeinado também mostrou benefícios, com uma redução de 25% nas chances de câncer na cavidade oral.
Já beber chá foi associado a uma diminuição de 29% no risco de câncer de hipofaringe, e consumir uma xícara ou menos por dia foi relacionado a uma redução de 9% no risco de câncer de cabeça e pescoço em geral. No entanto, consumir mais de uma xícara de chá por dia foi associado a um aumento de 38% no risco de câncer de laringe.
Yuan-Chin Amy Lee, professora associada adjunta da Divisão de Saúde Pública da Universidade de Utah e autora sênior do estudo, explica que, embora já existam pesquisas sobre os efeitos do consumo de café e chá na redução do risco de câncer, este estudo revelou impactos variados dependendo dos sublocais do câncer de cabeça e pescoço.
“Observamos que até mesmo o café descafeinado teve algum impacto positivo. Isso destaca a complexidade dos hábitos relacionados ao consumo dessas bebidas e a necessidade de mais estudos sobre seu potencial para reduzir o risco de câncer", afirma.
*Com informações do Futurity