Temporais causam estragos e alagamentos em cidades de Santa Catarina
Chuvas fortes provocaram destelhamentos e quedas de árvores; pelo menos 30 pessoas ficaram desalojadas

com informações do SCC10
SBT News
Fortes chuvas atingiram várias regiões de Santa Catarina entre sexta-feira (7) e a madrugada deste sábado (8), causando estragos, alagamentos e quedas de árvores em diferentes municípios. Até o momento, não há registro de mortes.
+ Veja vídeos de como ficou Rio Bonito do Iguaçu (PR) após tornado; 80% da cidade ficou destruída
Em Dionísio Cerqueira, no oeste do estado, os temporais provocaram danos nas comunidades Jorge Lacerda e Gleba União. Segundo a Defesa Civil, cerca de 60 casas foram atingidas, sendo uma delas completamente destruída, e aproximadamente 30 moradores ficaram desalojados. Duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital, onde permanecem em estado estável.
Para agilizar o atendimento à população, a prefeitura decretou estado de emergência, o que permite a mobilização de todos os órgãos municipais e a convocação de voluntários para atuar nas ações de resposta e reconstrução.
Em Xanxerê, uma tempestade acompanhada de ventos provocou danos materiais em diferentes pontos da cidade, principalmente nos bairros Central, Colatto e Frederico Ferronato. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil registrou destelhamentos, quedas de árvores, além de prejuízos em fachadas e muros.
Na região de Chapecó, também houve alagamentos e quedas de árvores. A Prefeitura e a Defesa Civil Municipal trabalham desde a noite de sexta-feira para atender as ocorrências e reduzir os danos. A situação mais grave foi o destelhamento do refeitório da Escola Olímpio Corrêa Figueiró, no bairro Belvedere. Outras seis residências tiveram os telhados danificados pela ventania.
+ Governo federal anuncia envio de ajuda humanitária para cidades do Paraná atingidas por tornado
Tornado no Paraná
A passagem de um tornado de categoria 3 deixou ao menos 6 mortos e mais de 400 feridos no Paraná. O fenômeno, registrado no início da noite de sexta-feira (7), atingiu principalmente o Município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do estado, e também causou danos em Guarapuava, Candói e Laranjeiras do Sul.
Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu. Na manhã deste sábado (8), uma nova vítima foi confirmada em Guarapuava.
Em boletim divulgado nesta manhã, a Defesa Civil informou que mais de 80% da zona urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada por destelhamentos, muitos totais.
Houve inúmeros colapsos estruturais de edificações comerciais, de órgãos públicos e residências. A malha viária foi comprometida e a rede elétrica foi danificada.
+ Alerta vermelho: 4 estados do país têm grande perigo de alagamentos e ventania neste fim de semana









