Sistema Gov.br não foi afetado por apagão cibernético e órgãos monitoram situação, diz governo
Força Aérea Brasileira, Banco do Brasil, Caixa e Banco Central também afirmam desconhecer possíveis impactos do incidente em sistemas
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou ao SBT News que o sistema unificado de informações nacionais do governo federal, o portal Gov.br, "não foi afetado" pelo apagão cibernético que impactou operações de companhias aéreas, bancos e emissoras ao redor do mundo, na manhã desta sexta-feira (19). Desde a madrugada, vários computadores que operam com o Windows apresentaram uma pane em cadeia.
+ Apagão cibernético afeta companhias aéreas, bancos e emissoras ao redor do mundo
Procurados para saber como a reação em cadeia da crise poderia afetar brasileiros, Secretaria de Comunicação Social (Secom), Casa Civil, Palácio do Planalto e Ministério de Portos e Aeroportos informaram que a situação será monitorada pelo MGI e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
"Até o momento não houve registro de incidentes pelos órgãos referentes a esse evento adverso Microsoft", disse MGI à reportagem. A pasta também afirmou que, "por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR), está monitorando a situação".
+ Pane no Windows deixa bancos brasileiros fora do ar
O Serpro também se manifestou por meio de nota, informando que "não houve qualquer impacto nas operações e serviços prestados por nossa empresa, incluindo os relacionados ao governo federal".
"Todos os sistemas e processos operados pelo Serpro continuam funcionando normalmente, com monitoramento ininterrupto, garantindo a continuidade e qualidade dos serviços públicos digitais oferecidos à sociedade brasileira", disse.
+ Apagão cibernético: Ministro e Anac dizem que "monitoram a situação dos aeroportos"
Espaço aéreo
A Força Aérea Brasileira (FAB), que comanda o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), também emitiu nota em que descarta qualquer interferência do apagão em operações.
+ Apagão cibernético: empresas viram memes nas redes sociais
"O sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, incluindo todos os equipamentos e softwares utilizados pelo DECEA, permaneceu operando normalmente durante o período", escreveu a Aeronáutica.
"Dessa forma, não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações", completou a FAB.
+ Apagão cibernético: Bancos dizem que serviços estão em "normalização"
Bancos nacionais
O SBT News também procurou saber sobre os sistemas bancários da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil (BB) e da autarquia de controle da política econômica nacional, o Banco Central (BC). Recebeu as seguintes respostas:
+ Caixa: "Informa que não teve nenhum impacto nos serviços disponibilizados aos clientes do banco";
+ BB: "Informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente";
+ BC: "Os sistemas estão funcionando normalmente".