Sistema Gov.br não foi afetado por apagão cibernético e órgãos monitoram situação, diz governo
Força Aérea Brasileira, Banco do Brasil, Caixa e Banco Central também afirmam desconhecer possíveis impactos do incidente em sistemas

Carlos Catelan
Felipe Moraes
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou ao SBT News que o sistema unificado de informações nacionais do governo federal, o portal Gov.br, "não foi afetado" pelo apagão cibernético que impactou operações de companhias aéreas, bancos e emissoras ao redor do mundo, na manhã desta sexta-feira (19). Desde a madrugada, vários computadores que operam com o Windows apresentaram uma pane em cadeia.
Procurados para saber como a reação em cadeia da crise poderia afetar brasileiros, Secretaria de Comunicação Social (Secom), Casa Civil, Palácio do Planalto e Ministério de Portos e Aeroportos informaram que a situação será monitorada pelo MGI e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
"Até o momento não houve registro de incidentes pelos órgãos referentes a esse evento adverso Microsoft", disse MGI à reportagem. A pasta também afirmou que, "por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR), está monitorando a situação".
O Serpro também se manifestou por meio de nota, informando que "não houve qualquer impacto nas operações e serviços prestados por nossa empresa, incluindo os relacionados ao governo federal".
"Todos os sistemas e processos operados pelo Serpro continuam funcionando normalmente, com monitoramento ininterrupto, garantindo a continuidade e qualidade dos serviços públicos digitais oferecidos à sociedade brasileira", disse.
Espaço aéreo
A Força Aérea Brasileira (FAB), que comanda o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), também emitiu nota em que descarta qualquer interferência do apagão em operações.
"Dessa forma, não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações", completou a FAB.
Bancos nacionais
O SBT News também procurou saber sobre os sistemas bancários da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil (BB) e da autarquia de controle da política econômica nacional, o Banco Central (BC). Recebeu as seguintes respostas:
+ Caixa: "Informa que não teve nenhum impacto nos serviços disponibilizados aos clientes do banco";
+ BB: "Informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente";
+ BC: "Os sistemas estão funcionando normalmente".









