Apagão cibernético: Ministro e Anac dizem que "monitoram a situação dos aeroportos"
Pane global que afetou sistemas da Microsoft afetou alguns pousos e decolagens no Brasil e no mundo
O apagão cibernético que afetou vários sistemas de computadores com Windows e sistemas Microsoft, também prejudicou os pousos e decolagens em aeroportos no Brasil nesta sexta-feira (19).
+ Pane Global é causada por atualização de segurança no Windows
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, se manifestou nas redes sociais nesta manhã dizendo que a pasta está com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) monitorando a situação dos aeroportos no país.
"Bom dia pessoal! Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Vamos continuar monitorando ao lado da @oficial_Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos", disse Costa.
+ CrowdStrike Falcon: o que é o programa que causou uma pane global
O SBT News também entrou em contato com a Anac e disse que "até o momento, não há impacto significativo nas operações aéreas do país, ao contrário do registrado no restante do mundo. No Brasil, alguns operadores aéreos relataram problemas pontuais com sistemas de check-in, o que gerou atrasos pontuais em voos".
'Para evitar transtornos, a Agência orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas para verificar a situação dos voos e a chegar nos aeroportos com antecedência maior do que a usualmente recomendada pelas empresas em voos domésticos e internacionais. A Anac reforça que segue acompanhando a situação, em contato direto com os operadores aéreos e aeroportuários, para avaliar e minimizar eventuais prejuízos nas operações", reforça a autoridade.
- Em Campinas (SP), o Aeroporto Internacional de Viracopos está com o sistema de embarque sem sistema, operando com verificação manual.
- Em Belém (PA), a Norte Amazônia Airports, concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, teve problemas com registro de voos atrasados devido a pane nos sistemas das companhias aéreas. O aeroporto paraense orientou os passageiros com viagem agendada "que verifiquem a situação do voo diretamente com a companhia aérea". No entanto, os sistemas estão funcionando e as operações ocorrem normalmente nesta manhã de sexta.
+ Apagão cibernético: Bancos dizem que serviços estão em "normalização"
Pelo mundo, os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amsterdã-Schiphol, na Holanda, Hong Kong, na China, todos os aeroportos da Espanha, em Zurique, Suíça, na Inglaterra e nos Estados Unidos tiveram problemas semelhantes com falhas nos sistemas e voos cancelados.
+ Pane no Windows deixa bancos brasileiros fora do ar
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) também foi procurada pelo SBT News e disse que a instabilidade cibernética não afeta a operação das empresas brasileiras e que a operação segue regular.
"A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) esclarece que a instabilidade apresentada pelo sistema global de segurança cibernética não afeta a operação das associadas no Brasil nesta sexta-feira (19). A operação segue regularmente".