CrowdStrike Falcon: o que é o programa que causou uma pane global
Empresa dona do serviço se destaca por fornecer serviços para 300 das maiores empresas dos Estados Unidos
A empresa de cibersegurança norte-americana CrowdStrike, que fez uma atualização que provocou uma pane em cadeia em vários computadores com o sistema Windows, é conhecida por fornecer serviços de nuvem e de segurança contra ameaças a ataques cibernéticos.
+ Atualização de segurança no Windows trava computadores no mundo todo
Fundada em 2012, a CrowdStrike fica no Texas e é conhecida no setor de tecnologia por causa dos preços competitivos dos seus serviços.
Ela fornece programas de proteção e segurança para cerca de 300 das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, listadas no índice Fortune 500.
O programa Falcon mantido pela empresa e é utilizado pela Microsoft nos seus serviços de nuvem Azure. Ele funciona para detectar e monitorar possíveis invasões, ataques hackers.
A empresa ainda ressalta que o Falcon garante proteção completa protegendo áreas criticas nos sistemas corporativos que abrangem endpoints, workloads, dados e identidade.
+ Todas as notícias sobre a Microsoft
Nas redes sociais, o CEO da empresa George Kurtz disse que não foi um ataque hacker e que "a CrowdStrike está trabalhando ativamente para solucionar o problema presente nos computadores Windows". Sistemas Mac e Linux não foram afetados pela falha.
"Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada", diz o executivo.
Durante a manhã desta sexta, a busca pelo nome da companhia e por assuntos relacionado a ela saltou no Google Trends. De acordo com o relatório de tendências diárias, o termo está liderando na busca por conteúdos. Veja gráfico a seguir: