Pane no Windows deixa bancos brasileiros fora do ar
Segundo site Downdetector, Bradesco, Banco Pan, Neon, Next e outros serviços financeiros são afetados por problema
A falha cibernética que atinge sistemas e empresas do mundo todo, nesta sexta-feira (19), está deixando bancos brasileiros fora do ar. Bradesco, Banco Pan, Neon e Next passam por instabilidades, aponta o site Downdetector, responsável por acusar problemas em aplicativos e outros canais digitais.
+ Apagão cibernético afeta companhias aéreas, bancos e emissoras ao redor do mundo
Em nota oficial, o Bradesco afirmou que as "equipes estão atuando para regularização o mais breve possível".
+ O que é o programa CrowdStrike Falcon, que travou os computadores com Windows?
Veja a nota na íntegra:
Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.
Nas redes sociais, clientes dos bancos fazem reclamações, alegando estarem incapazes de acessar suas contas e realizar transações. Tanto o Banco Pan, quanto Next e Neon afirmaram estar trabalhando para "verificar o problema".
+ Pane Global é causada por atualização de segurança no Windows
O problema no sistema da CrowdStrike, em função de um erro de atualização, também afeta outras empresas pelo mundo.
Aeroportos em Sydney (Austrália) e Berlim (Alemanha) enfrentam atrasos. A maior operadora ferroviária britânica e a Bolsa de Valores de Londres também estão sofrendo com instabilidades.
De acordo com a Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos, a maioria das instituições financeiras do país normalizou os serviços e os demais estão em avançado estado de normalização.